BRUXELAS, 24 de março de 2015 /PRNewswire/ --
Não destinado à imprensa dos EUA e do Reino Unido
Dia Mundial do Câncer Colorretal Metastático tem lançamento da campanha "Faça o Teste"
Campanha objetiva melhorar a conscientização e a compreensão dos pacientes sobre o teste com biomarcador RAS, como parte de um plano de tratamento do câncer personalizado de pacientes diagnosticados recentemente com câncer colorretal metastático (CCRm)
Conhecer o status do RAS em um tumor pode ajudar os médicos a otimizar o tratamento de um paciente
A Associação Internacional do Câncer Colorretal (ICCA -- International Colorectal Cancer Association)* lançou hoje uma nova campanha de conscientização, com o slogan "Faça o Teste" ("Get Tested"), como parte de seu primeiro Dia Mundial do Câncer Colorretal Metastático. A campanha "Faça do Teste" objetiva despertar a conscientização e a compreensão da importância do teste RAS, em pacientes que foram recentemente diagnosticados com câncer colorretal metastático (CCRm), e encorajá-los a discutir o teste com seus médicos.
A campanha é apoiada por diversas organizações profissionais da área da saúde e por grupos de apoio a pacientes em todo o mundo. Seu website traz informações sobre o CCRm e sobre o papel dos biomarcadores na escolha do tratamento, além de explicar o que é o teste RAS. O website também traz links para mais informações para os pacientes e informes sobre recursos disponíveis a eles, como os diversos grupos nacionais de apoio ao paciente.
A campanha apresentou um Relatório Técnico para Parlamentares, em Bruxelas, que preconiza maior acesso ao teste de pacientes diagnosticados recentemente com CCRm e o uso rotineiro do teste com o biomarcador RAS, antes do início da terapia de primeira linha, a fim de estabelecer um plano de tratamento do câncer personalizado.
"Para pacientes diagnosticados recentemente com CCRm, fazer o teste com o biomarcador RAS, antes de iniciar o tratamento de primeira linha, é extremamente importante", disse o presidente da ICCA, professor Ciardiello, que é o presidente eleito da Sociedade Europeia de Oncologia Médica e professor de oncologia médica na Seconda Università degli Studi di Napoli, em Nápoles, Itália. "Os testes RAS podem ajudar a escolher o tratamento mais apropriado, como parte de um plano de tratamento personalizado do paciente. O website da campanha presta mais informações aos pacientes sobre o CCRm e sobre o teste RAS, de forma que eles possam entender melhor as opções disponíveis e discuti-las com seus médicos".
Ao falar sobre o lançamento da campanha em Bruxelas, a dirigente do Partido Popular Europeu da Itália, Elisabetta Gardini, MEP, disse: "A CCRm é um exemplo de que optar por um método de tratamento médico 'personalizado' ou 'de precisão', através do uso de biomarcadores, pode, potencialmente, fazer uma diferença real no sucesso do tratamento dos pacientes. Precisamos atingir rapidamente um ponto em que todos os cidadãos europeus e também de outras regiões do mundo possam ter a confiança de que o teste apropriado de diagnóstico estará disponível, depois do diagnóstico do CCRm, em qualquer lugar que vivam".
O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo mais comum em mulheres, em todo o mundo. Em 2012, mais de 694.000 pessoas morreram dessa doença.[1] O câncer colorretal metastático é o estágio avançado da doença, em que o tumor primário no cólon ou no reto já se espalhou (sofreu metástase) para outras partes do corpo, normalmente para o fígado ou pulmões, tornando o tratamento mais difícil. As taxas de sobrevivência, no caso de CCRm, são baixas, com apenas 10% a 12% dos pacientes sobrevivendo por cinco anos após o diagnóstico.[2],[3] Análises recentes de dados clínicos, no entanto, indicaram que a opção pela terapia de inibição do receptor do fator de crescimento epidérmico (EGFR) pode melhorar as taxas de sobrevivência dos pacientes com CCRm, cujos tumores não passaram por mutações do RAS.[4]-[9] Em reconhecimento dos avanços que o teste RAS tem trazido para o controle do CCRm, as diretrizes de tratamento foram atualizados na Europa e nos EUA, para recomendar que todos os pacientes com CCRm sejam submetidos a um teste do status da mutação do RAS, antes da prescrição da terapia anti-EGFR.[10],[11]
Um teste com biomarcador é uma maneira simples de examinar o tipo e o status de genes de interesse, em particular, em casos de câncer.[12],[13] Biomarcadores foram encontrados para muitos tipos diferentes de câncer, como o colorretal, o de mama e de pulmão, e exercem um papel crescentemente mais importante na ajuda aos médicos para ajustar os cuidados e os tratamentos de seus pacientes -- uma prática chamada "medicina de precisão" ou "medicina personalizada" .[12]-[14] RAS, um marcador preditivo, é o nome coletivo de um grupo de genes, que inclui o KRAS e o NRAS, e que pode ser usado para ajudar na escolha da terapia mais apropriada para cada paciente com CCRm, individualmente.[4]-[8]
Em casos de CCRm, o RAS foi identificado como um biomarcador essencial, que pode ajudar a predizer como os pacientes com CCRm podem reagir a formas particulares de tratamento, tornando-se importante conhecer o status do RAS tão cedo quanto possível. Aproximadamente, metade dos pacientes com CCRm tem tumores com um tipo anormal de RAS e metade deles tem tumores mutantes com o RAS.[15]
Sobre a Associação Internacional do Câncer Colorretal
A Associação Internacional do Câncer Colorretal (ICCA -- International Colorectal Cancer Association)* é uma iniciativa global que reúne um grupo multidisciplinar de partes interessadas, dedicadas à gestão do câncer colorretal metastático e do melhor tratamento para os pacientes. A ICCA é responsável pela campanha "Faça o Teste", que objetiva despertar a conscientização e a compreensão da importância do teste com biomarcador na escolha do tratamento, como parte do desenvolvimento de um plano de tratamento do câncer personalizado, para pacientes diagnosticados recentemente com câncer colorretal metastático. A campanha "Faça o Teste" é apoiada pelas seguintes instituições: Associação dos Pacientes com Doenças Oncológicas, Bowel Cancer Austrália, Bowel Cancer Reino Unido, Centro Hospitalar Universitário de Rouen, Dance with Cancer, EuropaColon, Aliança Europeia de Medicina Personalizada, Coalizão Europeia de Pacientes com Câncer, Associação Global do Câncer de Cólon, Institut du Cancer de Montpellier, L'Istituto Nazionale Tumori, Sociedade Irlandesa do Câncer, Federação Italiana de Associações de Voluntários em Oncologia e Seconda Università di Napoli. Suporte para a campanha "Faça o Teste" é fornecido pelas empresas Merck Serono, Sysmex Inostics e Amgen.
Para mais informações sobre o RAS e a campanha "Faça o Teste", visite
http://www.GetTestedCampaign.com.
* A ICCA está, no momento, em processo de registro em Bruxelas como uma Associação Internacional Sem Fins Lucrativos (INPMA -- International Non Profit Making Association).
Referências
Ferlay J, Soerjomataram I, Ervik M, Dikshit R, Eser S, Mathers C, Rebelo M, Parkin DM, Forman D, Bray F. GLOBOCAN 2012 V1.0, Incidência do Câncer e Mortalidade no Mundo: IARC CancerBase No. 11 [Internet]. Lyon, França: Agência Internacional de Pesquisa do Câncer; 2013. Disponível em:
http://globocan.iarc.fr. Acessado pela última vez em janeiro de 2015.
Sanoff HK, et al. J Clin Oncol. 2008;26(35):5721-7.
Instituto Nacional do Câncer. Documentos Estatísticos da SEER -- Câncer do Cólon e do Reto. Disponível em:
http://seer.cancer.gov/statfacts/html/colorect.html#survival. Acessado pela última vez em janeiro de 2015.
Schwartzberg LS, et al. J Clin Oncol. 2014;32(21):2240-7.
Douillard J-Y, et al. N Engl J Med. 2013;369(11):1023-34.
Van Cutsem E, et al. J Clin Oncol. 2015:33(3).
Stintzing S, et al. Congresso do Câncer Europeu 2013: Abstrato No: LBA17.
Ciardiello F, et al. Apresentação oral no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, de 30 de maio a 3 de junho de 2014.
Venook AP, J Clin Oncol. 2014:32:5s (supl; abstrato LBA3).
Bekaii-Saab T. J Natl Compr Canc Netw. 2014;12(2):299-300.
Van Cutsem E, et al. Ann Oncol. 2014;25(Supl 3):iii1-iii9.
Moorcraft SY, et al. Therap Adv Gastroenterol. 2013;6(5):381-95.
Ong FS, et al. Expert Rev Mol Diagn. 2012;12(6):593-602.
Mallman MR, et al. EPMA J 2010;1(3):421-37.
Vaughn CP, et al. Câncer de Genes nos Cromossomos 2011;50(5):307-12.
To view the original version on PR Newswire, visit:
http://www.prnewswire.com/news-releases/teste-com-biomarcador-antes-da-terapia-de-primeira-linha-melhora-taxas-de-sobrevivencia-de-pacientes-com-cancer-colorretal-metastatico-diagnosticado-recentemente-300055272.html
FONTE International Colorectal Cancer Association