Releases 02/04/2018 - 13:46

Casa e Decoração está entre os setores com maior intenção de compra no Dia do Consumidor


São Paulo - SP--(DINO - 02 abr, 2018) - O Dia do Consumidor entrou no calendário oficial de compras do Brasil em 2014, e tem ganhado cada ano mais espaço na agenda dos consumidores. A data foi inspirada no Dia do Consumidor criado nos Estados Unidos (que visava valorizar os direitos do consumidor em todo o mundo). A Buscapé Company, responsável pelo evento no Brasil, afirma que nesses anos de Dia do Consumidor, o faturamento, na data, já cresceu mais de 30%, no total, e tem se consolidado como uma grande oportunidade para aquecer as vendas de lojas físicas e do e-commerce no primeiro semestre.

Ainda que algumas pessoas considerem o Dia do Consumidor como sendo uma "Black Friday fora de época", há algumas singularidades que diferenciam esses dois eventos. O Dia do Consumidor (que sempre acontece em uma Quarta-feira, na semana do dia 15 de Março), movimenta o comércio de uma forma bastante diferente. Enquanto na Black Friday, o carro chefe são os eletrônicos, no Dia do Consumidor, os produtos mais visados são, geralmente, do setor de cosméticos, moda, perfumaria, decoração de casa (como papel de parede para sala de jantar, por exemplo) e também os eletrodomésticos.

Outra singularidade: ao contrário da Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, o Dia do Consumidor é programado para acontecer na quarta-feira, bem no meio da semana, de forma a facilitar o planejamento e a logística dos lojistas, assim eles podem entregar mais rápido os produtos (garantindo facilidades para os compradores). Ainda que seja uma data relativamente nova, os comerciantes esperam por uma alta significativa das vendas para 2018.

Aquecimento para o Comércio

Até três anos atrás, a data não era muito representativa em termos de vendas, contudo, nos últimos dois anos, com um maior investimento em promoções e com a divulgação do Dia do Consumidor nas mídias sociais, os resultados começaram a alavancar. Ainda que a crise econômica tenha afetado o Brasil nos últimos anos, as vendas para esse dia tiveram um crescimento de 15% em 2016 e de 18% em 2017, trazendo ainda mais incentivo para o comércio embarcar nessa ideia.

Além de contribuir para o crescimento econômico do comércio, a quantidade média de intenção de compra subiu de 2,9 para 3,6 produtos este ano. Com relação ao setor, a categoria 'Casa e Decoração' está na lista dos 10 itens mais desejados entre os consumidores, já que a procura por papel de parede para sala e outros cômodos tem aumentado a cada dia.

A data é um impulso ao e-commerce

O crescimento que o comércio digital vem apresentando está fortemente ligado à popularização de datas como o Dia do Consumidor. A Ebit, que é responsável pelos dados sobre o desempenho do e-commerce, estima um faturamento de R$ 223 milhões no Dia do Consumidor, uma alta de 10% com relação ao mesmo período em 2017 (que foram registrados R$ 202 milhões). Esse possível aumento será estimulado pela previsão de números de pedidos (de 421 mil para 479 mil) uma vez que o tíquete médio caiu de R$ 480 para R$ 466 comparado ao ano anterior.

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