Campinas, SP--(
DINO - 17 nov, 2016) - Quem convive diariamente no meio de empresas do ramo de importação e exportação sabe como a gestão do trabalho é complicada. Nesse mercado tão peculiar e com características tão específicas, o gerenciamento de processos pode se tornar cansativo devido à imensa papelada e burocracia existente. Por ser um tipo de mercado no qual as transações envolvem autoridades, empresas e clientes de diferentes países, a legislação é um pouco mais complicada do que em processos comuns de compra e venda.
Existem diversos tipos de declarações a serem feitas e exigências por parte do governo, acerca de origem, classificação das mercadorias e valores dos produtos, por exemplo. Ainda, grande parte dessa documentação precisará ser conservada para futuras consultas, análises e até mesmo auditorias. Isso gera uma enorme quantidade de papel, o qual muitas vezes não é gerido de forma eficiente pelos empreendedores.
Para lidar com os inúmeros trâmites necessários as empresas de comércio exterior vêm adotando certas estratégias a fim de organizar melhor as relações com as autoridades, com os clientes e entre diferentes setores dentro da empresa. Uma delas é utilizar sistemas informatizados que reunem e organizam dados automaticamente. Mas, além da automação, existem outras estratégias interessantes que podem ser implementadas. Confira algumas informações.
CONHECER O SEGMENTO É FUNDAMENTAL
Um estudo realizado pela Thomsom Reuters em parceria com a KPMG mostrou claramente as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas de comércio exterior no Brasil. Segundo o levantamento, 70% das empresas poderiam ser mais competitivas no mercado caso aperfeiçoassem a gestão de processos em suas operações. Isso esbarra na complexidade das regras sobre importação e exportação ? segundo o mesmo estudo, 2/3 dos empresários concordam que o sistema é complexo e que deve piorar ou permanecer igual nos próximos 4 anos.
Além disso, a falta de conhecimento sobre os regimes especiais oferecidos pela Receita Federal e sobre os acordos de livre comércio existentes, também afeta a gestão de processos em comércio exterior. Apenas 6% dos empresários disseram utilizar mais que 10 acordos de comércio exterior e 83% deles afirmaram saber apenas superficialmente sobre os possíveis benefícios de regimes aduaneiros especiais.
Esses dados mostram que conhecer o mercado é de vital importância. Procure profissionais que possam prestar consultorias sobre as regras de comércio exterior, seus regimes especiais e os acordos existentes que possam trazer benefícios à sua empresa. Conversar com outros empresários do ramo, clientes e fornecedores também pode lhe dar conhecimento e informações importantes sobre o que fazer e, principalmente, sobre o que não fazer. Conscientize seus colaboradores sobre a necessidade de classificar corretamente as mercadorias, sem deixar espaço para ambiguidades que atrapalham a gestão de processos e podem gerar sanções.
ADOTAR SISTEMAS AUTOMATIZADOS REDUZ CUSTO
A burocracia ainda toma tempo das empresas brasileiras de comércio exterior, atrapalhando sua gestão de processos. 26% dos entrevistados citaram que realocam tempo e recursos de suas atividades para lidar com as documentações e licenciamentos de importação. Talvez isso reflita o dado que 63% das empresas ainda não utilizam plataformas e sistemas de tecnologia de informação específicos para a área.
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Utilizar
softwares para comércio exterior é de extrema importância para se destacar num mercado competitivo como esse, contudo a falta de suporte dentro das organizações e também a falta de experiência com a automação foram citadas por 30% e 22% dos empresários, respectivamente.
Com 18 anos no mercado, a e.Mix está aí para provar que é possível mudar esse cenário dentro dos agentes de importação e exportação. A empresa se destaca por oferecer serviços que auxiliam os empreendedores a melhorar a gestão de processos em comércio exterior.
Os consultores da e.Mix auxiliam em todo o processo de implantação dos serviços, desde o diagnóstico do processo, a escolha do programa mais indicado para cada caso até na hora de utilizá-los e, posteriomente, durante todo o período de adoção.
Os softwares para comércio exterior da e.Mix têm inúmeras ferramentas que podem ser integradas, garantindo maior eficácia na gestão de processos, segurança dos dados e organização interna. Tudo isso tem um impacto enorme para a vida dos colaboradores, que deixam de realizar tarefas meramente burocráticas, repetitivas e cansativas, para se dedicarem aos clientes, amigos e família.
Conheça os serviços oferecidos,
entre em contato e melhore a gestão de processos em comércio exterior de sua empresa.
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