Brasília, DF--(
DINO - 14 mar, 2016) -
Existem várias categorias diferentes nas quais os candidatos a uma vaga de emprego podem ser contratados e uma dessas categorias é a Jovem Aprendiz. Esse é um grande meio para quem busca um posto em grandes empresas e é recomendado saber mais sobre ele para poder aproveitá-lo.
Jovem Aprendiz: uma oportunidade para a juventude
O Jovem Aprendiz é uma iniciativa que permite aos jovens ter uma chance a mais de ingressar no mercado. Através do Jovem Aprendiz, é possível aos funcionários aprender mais sobre as funções da empresa e sobre a rotina, de uma forma geral, adquirindo experiência que pode ser usada ao longo da sua vida profissional.
O que é preciso para fazer parte do Jovem Aprendiz?
As pessoas que desejarem uma vaga por meio do Jovem Aprendiz precisam ter idade entre os 14 e os 24. O tempo durante o qual o Jovem Aprendiz trabalhará todos os dias não é fixo para todas as empresas, uma vez que cada companhia tem o seu perfil e as suas necessidades, estipulando o seu próprio horário.
Apesar da possibilidade de variação no que diz respeito à carga, o fato é que o trabalho como aprendiz não pode prejudicar os estudos dos jovens, sendo preciso que as empresas levem isso em conta na hora de definir o horário de entrada e de saída.
Jovem Aprendiz e os direitos trabalhistas
Quando uma pessoa trabalha como aprendiz pode se sentir insegura a respeito dos seus direitos. Contudo, não é preciso esse tipo de sensação, pois os direitos trabalhistas do jovem aprendiz devem ser respeitados pelo contratante.
Férias e 13°, por exemplo, são garantias para o jovem aprendiz. No entanto, nem só de direitos é feito o programa: os jovens precisam cumprir as responsabilidades que são estabelecidas no contrato, sob pena de perder a vaga.
O aprendiz tem estabilidade?
Havendo a assinatura de um contrato, a empresa precisa respeitar o que foi acertado, desde que o aprendiz cumpra todas as suas tarefas. Dessa forma, é possível dizer que o aprendiz tem estabilidade durante o período de vigência do contrato que, geralmente, é de 24 meses.
Aprendiz: um bom negócio ou não?
Ser um jovem aprendiz é uma boa maneira de ingressar no mercado, adquirindo experiência e criando relações. Sendo aprendiz, o jovem tem a chance de entender uma série de aspectos relevantes e que poderão abrir portas futuramente. Além disso, são muitas as empresas que contratam aprendizes, permitindo ao jovem escolher o ramo que mais o agradar.
Como se transformar em jovem aprendiz
Os jovens que quiserem iniciar a sua história profissional como aprendizes podem buscar as vagas que são encontradas no Vagas Abertas. Para isso, é só conferir o link:
http://vagasabertas.org/jovem-aprendiz. Também é essencial manter cadastro em sites que acolhem o perfil dos aprendizes, como o CIEE, pois as empresas costumam visitar esses sites com frequência em busca de colaboradores.
Website:
http://vagasabertas.org/