(
DINO - 22 nov, 2016) - Em um momento de crise e de poucas oportunidades assistimos diariamente profissionais cadastrando o currículo em muitos sites de emprego e investindo altas mensalidades, mas esquecendo da qualidade das informações que estão sendo fornecidas.
Constatamos esse fato através da nossa Pesquisa ? "A prática do Gerenciamento de Carreira Ano 2016", realizada com mais de 450 profissionais, e os currículos dos respondentes da pesquisa em sua maioria (52,1%) não estão gerando entrevistas, podendo ser um dificultador para recolocação tendo em vista a comunicação pouco assertiva com o mercado de trabalho.
Geralmente leva-se 30 segundos para análise de um currículo buscando aderência ou não a vaga demandada. Muitos profissionais se quer passam da fase do recrutamento por não ter uma comunicação assertiva através do currículo apresentado.
Quem busca por uma colocação no mercado ou por novas oportunidades profissionais precisa estar atento na hora de redigir o currículo. Porta de entrada do candidato para o mercado de trabalho, ele deve ser objetivo, conter informações sobre as experiências do profissional e estar de acordo com o cargo a que se destina. Além disso, deve ter estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.
Você sabe o que não pode faltar em um bom currículo? E o que é dispensável? Habilidades, pontos positivos, formação acadêmica, experiências? O aumento de convites para entrevistas depende da qualidade do seu currículo. Por isso preparei algumas dicas importantes:
? Dados Pessoais: É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa fazer contato com facilidade.
? Objetivo: Defina o objetivo profissional, devendo ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evitar indicar mais de uma área em um mesmo currículo.
? Experiência profissional: Estar atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o potencial do profissional.
? Cursos: Citar apenas os cursos relacionados à área de interesse.
? Tamanho: O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo.
? Tipos de Currículos: Existem 03 formatos de currículo ? cronológico, funcional e cronológico funcional. Não copiar e colar o modelo do amigo, afinal sua carreira é única e pode exigir um determinado modelo.
? Lay-Out: Vêm surgindo vários modelos de lay-out de currículos na internet, mas muito cuidado, os Rh"s precisam ter agilidade durante o recrutamento de candidatos e preferem os modelos tradicionais que ajudam em uma leitura rápida e eficaz.
O currículo é um roteiro elaborado para que o entrevistador consiga extrair tudo o que profissional tem de melhor, se o roteiro está mal elaborado, provavelmente o currículo prejudicará essa comunicação, e ao invés de ajudar, se transformando no maior inimigo. Mas se o currículo for elaborado por um consultor de carreira ou headhunter qualificado as oportunidades serão muito maiores. Conheça mais sobre o serviço de Análise e Elaboração de Currículo:
http://www.carreirashop.com/an-lise-e-elabora--o-de-curr-culo.html Participe da nossa pesquisa, acessando:
http://www.pontus.com.br e responda em apenas 30 segundos, reflita sobre a sua carreira e ganhe 01 E-Book: "Os 10 Passos para a Conquista da Sua Recolocação Profissional".
Website:
http://www.pontus.com.br