São Paulo, SP--(
DINO - 22 nov, 2016) - O xadrez é um jogo que desenvolve habilidades intelectuais e estratégicas para a vida como, por exemplo, o desenvolvimento na concentração, memória, planejamento e tomada de decisões importantes. Considerado um excelente instrumento pedagógico o xadrez surgiu no século VI na Índia e é utilizado como método de ensino em diversas escolas brasileiras e no mundo.
Pensando em aprimorar a técnica para os já praticantes do esporte, o professor de estatística da Duquesne University, em Pittsburgh (EUA), John Barroso lançou o livro: "Como Aumentar a Força Enxadrística: Método, Técnicas e Foco Mental" da Editora Ciência Moderna e um segundo volume: "Como Aumentar a Força Enxadrística Volume 2 - Exercícios e Treinamento Prático em Finais", também pela Editora Ciência Moderna.
O primeiro volume traz teorias de xadrez e métodos de como vencer finais com poucas peças, um caso muito comum em campeonatos.
"Além de recomendações do que fazer, de como se alimentar, de como mudar a vida pessoal para se dedicar ao xadrez o livro traz motivação para vencer não somente no xadrez, mas também na vida", afirma Barroso.
Já o "Como Aumentar a Força Enxadrística Volume 2 - Exercícios e Treinamento Prático em Finais", é um livro apenas de problemas, apresenta também os 10 melhores lances de xadrez da história. Nas 100 lições apresentadas na publicação a última página relata o jogo de Barroso titulado de "Empate Milagroso".
Segundo Barroso mais que um esporte o xadrez é considerado um modelo de história. "O xadrez é um jogo estimulante, nele não é permitido rir nem caçoar do adversário, de tal modo que após terminar a partida os adversários devem discutir os lances e aprender aonde os erros aconteceram. O enxadrista acaba desenvolvendo a disciplina mental para as outras áreas da vida, a pessoa tende a ter mais disciplina nos negócios, nas finanças, na vida pessoal. Estudos nos Estados Unidos mostram que 90% dos alunos que recebem menção honrosa em faculdade ou escola jogam xadrez, ou seja, existe uma relação direta entre o sucesso intelectual e profissional com a prática do xadrez", finaliza.
Prof. John Barroso participa de eventos no Brasil
Neste mês de novembro o professor John Barroso veio ao Brasil para participar de dois eventos. O primeiro na manhã da segunda-feira (21) na Escola Estadual de Nova Luzitânia, no interior de São Paulo, onde apresentou para alunos do ensino fundamental e do ensino médio o método de educação nos Estados Unidos e a relação do xadrez com o ensino no país e sua importância como método de ensino.
Também no dia 21 Barroso participou de um evento sobre literatura na Faculdade de Auriflama (FAU), na cidade de Auriflama (SP). Barroso conversou com alunos sobre o seu livro: "Contos Psicológicos", da Editora All Print, lançado em 2011e participou de uma noite de autógrafos.
"O prof. John discorreu com os alunos sobre autores como Raymond Carver e Machado de Assis e como já tinha doado 30 livros à Faculdade explanou com os alunos sobre os contos que descreveu no seu livro. Há muitos alunos que ingressam no ensino superior com dificuldade em leitura, e esse é um aspecto fundamental para compreensão e escrita. Meus alunos ficaram encantados com os contos, a sala toda quis ler o livro", argumenta a professora de Língua Portuguesa e Linguística da FAU, Ilza Alves Ferreira Gonçalves da Silva.
Sobre o autor
João Rodrigues Barroso nasceu na cidade de Estrela D"Oeste, interior de São Paulo, morou também em Gastão Vidigal, (SP) até os dezesseis anos. Em 2010, ao se tornar cidadão americano mudou seu nome para John Barroso.
Formado em Letras na Universidade de São Paulo (USP) em 1986, no Brasil foi professor e diretor da Universidade de Santo Amaro. Nos Estados Unidos mora em Pittsburgh no Estado da Pensilvânia onde leciona Estatística na Duquesne University e na Point Park University, Matemática na e Sociologia no Community College of Allegheny (CCAC).
Aficionado por xadrez John participa com frequência de torneios e campeonatos e é Diretor do Clube de Xadrez de Pittsburgh desde 2008. Além de editor da revista de xadrez "En Passant" nos Estados Unidos.
Obras publicadas por John Barroso
"Globalização e Identidade Nacional", Atlas, São Paulo 1999.
Tradutor do clássico mundial "Globalização", de Roland
Robertson, Editora Vozes, Petrópolis, 2000.
"500 Xeques-Mates Chocantes em 15 lances ou menos", Editora Ciência Moderna, 2006.
"Contos Psicológicos", All Print Editora, 2011.
Website:
http://www.cienciamoderna.com.br/como-aumentar-a-forca-enxadristica-/p