SÃO PAULO, 29 de maio de 2014 /PRNewswire/ -- É uma das perguntas do momento: quem ganhará a Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil? As teorias são muitas; alguns apontam a tradição como primordial, outros acham que os recentes resultados oferecem os melhores prognósticos, outros garantem que o suporte dos fãs é sempre crítico. Mas, entre tantas teorias, o Itaú Unibanco, o maior banco da América Latina e o banco oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014?, acredita que existe uma maneira melhor de encontrar o vencedor.
O Itaú apresenta hoje seu primeiro relatório de pesquisas sobre futebol, proporcionando uma maneira clara e quantitativa de ajudar os fãs a entender as previsões e teorias existentes.
Colocando à parte a tendenciosidade e as paixões pessoais do futebol, a equipe de pesquisas macroeconômicas do Itaú desenvolveu um modelo econométrico considerando os fatores quantificáveis chave que acredita serem fundamentais para a determinação do sucesso nas Copas do Mundo: 1) a qualidade atual da seleção, 2) a história do desempenho da seleção na copa do mundo, 3) o apoio dos fãs.
De acordo com o modelo do banco, a Copa do Mundo deste ano oferecerá surpresas desde o começo com a Inglaterra não passando da fase de grupos, e o Irã e a Costa do Marfim sendo respectivamente as únicas seleções asiáticas e africanas a chegar à décima sexta rodada. Isto levará a uma rodada de semifinais extraordinária com o Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha, que já contam conjuntamente com onze títulos da Copa do Mundo, lutando pelo prêmio máximo. Quanto ao vencedor, a equipe de pesquisas macroeconômicas do Itaú tem sua intuição, mas deixaremos os fãs ao redor do mundo decidir por si mesmos.
"É de se esperar que o Itaú Unibanco, como o maior banco da América Latina, o banco oficial da Copa do Mundo e a paixão pelo futebol que faz parte do ADN do brasileiro, ofereça suas próprias previsões para esta Copa do Mundo da FIFA?. Pondo de lado nossas preferências pessoais e nosso foco usual em macroeconomia, nós desenvolvemos uma metodologia que, se comprovada, produzirá duas sensacionais semifinais playoffs nas quais o Brasil, a Espanha, a Alemanha e a Argentina disputarão para se qualificar para a final. Independente do que acontecer, a Copa do Mundo 2014 realizada no Brasil tem algo que vai emocionar e agradar os amantes do futebol de todo o mundo", disse Ilan Goldfajn, o economista-chefe do Itaú Unibanco.
O relatório completo está disponível no website do Itaú:
https://www.itau.com.br/itaubba-en/economic-analysis/publications/macro-vision/2014-fifa-world-cup-brazil-who-has-better-chances
O Itaú e o Futebol
Apoiar os esportes faz parte do ADN do Itaú. A empresa acredita que o esporte, juntamente com a cultura e a educação, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sociedade, especialmente em um tempo de mudanças como o vivido atualmente pelo Brasil. O envolvimento do Itaú com o futebol, a maior paixão do Brasil, começou há mais de 25 anos quando patrocinou a transmissão de várias competições, entre elas o Campeonato Nacional, a Taça Libertadores e a Copa do Mundo da FIFA?.
Em outubro de 2008, o papel do Itaú como o patrono do esporte foi reforçado quando se transformou no patrocinador oficial da seleção brasileira de futebol em todas as categorias: de profissionais, seleção olímpica, seleção nacional Sub-23, seleção Sub-20, seleção Sub-17, seleção Sub-15 e a seleção nacional feminina. Em novembro de 2013, o Itaú e a CBF renovaram o contrato de patrocínio até 2022, o qual incluirá a Copa do Mundo na Rússia e no Catar. Em abril de 2009, o banco foi a primeira empresa brasileira a assinar um contrato para o patrocínio da Copa do Mundo da FIFA 2014?. Tem sido também, desde o começo de 2011, o patrocinador da seleção brasileira de futebol de areia.
Comunicações Corporativas ? Itaú Unibanco+55 11 5019-8880/8881 ? imprensa@itau-unibanco.com.br
FONTE Itau Unibanco