Santo André, SP--(
DINO - 07 out, 2016) - "Pequenos contos sonoros" é o nome da performance em instalação sonora construída a partir de materiais recicláveis e sucata. Concebidos pelo músico e compositor Ricardo Botter Maio, os instrumentos foram criados para o trabalho de musicalização com crianças com deficiência. A performance demonstra a grande versatilidade dos materiais que produzem sons diferentes e suaves.
Na APAE Santo André, o silêncio foi marcante quando Ricardo começou a tirar sons de pedaços de madeira, garrafas, molas, pedaços de pisos, canos de PVC e outras coisas inusitadas. Primeiramente o músico fez uma demonstração geral de todos os instrumentos, depois começou a atribuir melodia na combinação dos sons dos diversos objetos como serras, conduítes, guidão de bicicleta, dentre outros. Por fim com a ajuda de palmas e chocalhos fez uma percussão rítmica.
Foram duas sessões na instituição que contemplaram 214 alunos. Após as apresentações do músico foi a vez dos alunos experimentarem alguns instrumentos e sons. A animação dos alunos foi total e os professores da APAE viram várias possibilidades musicais de baixo custo para dar continuidade às experiências que tiveram. O trabalho com arte-educação vem dando resultados para a autoestima e qualidade de vida dos alunos. E o projeto + APAE Cultura vem contribuindo para proporcionar cada vez mais sua expressão através das linguagens artísticas.
Website:
http://apaesa.org.br/