(
DINO - 26 set, 2016) - SÃO PAULO, Brasil, 27 de Setembro de 2016 ? A AbbVie, companhia biofarmacêutica global, anuncia seu compromisso com a pesquisa em oncologia hematológica, durante o 2º IBAM ? Encontro Ibero-Americano sobre Leucemia Linfocítica Crônica (LLC), que aconteceu em São Paulo, dias 23 e 24 de setembro. O IBAM busca fortalecer a pesquisa clínica básica em LLC na região ibero-americana.
A presença da AbbVie no IBAM reflete sua missão em descobrir e desenvolver terapias contra o câncer, que melhorem, de forma significativa, a sobrevida dos pacientes, com a utilização de seu profundo conhecimento de explorar novos mecanismos de ação e novas formas de administração terapêutica para interromper o desenvolvimento do câncer, incluindo o câncer sanguíneo, como a LLC.
"Tratar a LLC pode ser um desafio, pois os pacientes podem falhar ou se tornarem resistentes ao tratamento", afirmou Carlos Sérgio Chiattone, Professor de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, hematologista do Hospital Samaritano e presidente do IBAM. "Nunca vimos um avanço na compreensão da LLC como agora e, consequentemente, no desenvolvimento de tratamentos, que irão alterar drasticamente o prognóstico da doença. Estamos muito satisfeitos em reunir pesquisadores, médicos e outros membros da comunidade cientifica de LLC, para debater as pesquisas mais recentes, no 2o. IBAM".
"Estima-se que aproximadamente 4 em 100.000 pessoas sofrem de LLC no Brasil e ainda existem importantes necessidades não supridas para muitos desses pacientes", afirmou o médico Manuel Uribe, Diretor Médico da AbbVie no Brasil. "Temos o compromisso de desenvolver terapias inovadoras para pacientes com câncer, que têm como meta interromper a progressão natural das células cancerosas e contribuir para o aperfeiçoamento do padrão de tratamento".
A AbbVie se empenha para vencer o câncer trabalhando com cientistas, médicos, seus pares na indústria e grupos de pacientes, para descobrir, desenvolver e oferecer novos tratamentos, que irão representar um impacto notável na vida das pessoas com LLC ao redor do mundo. A AbbVie está inovando em alguns dos tipos de câncer mais disseminados e difíceis de tratar, pela pesquisa de novas tecnologias e estratégias de tratamentos e explorando novos caminhos e alvos. No momento, a AbbVie avalia 16 compostos em mais de 200 estudos clínicos ativos em várias configurações ao redor do mundo, como possíveis opções de tratamento em 20 tipos diferentes de câncer.
A LLC é tipicamente um câncer de progressão lenta na medula óssea e no sangue, em que as células brancas do sangue, chamadas de linfócitos, se tornam cancerosas e se multiplicam de forma anormal.[i] A proteína BCL-2 bloqueia a apoptose (morte programada da célula), incluindo algumas das células do sangue que podem estar expressas de forma excessiva nas células da LLC.[ii] A AbbVie está pesquisando formas para bloquear a atividade da BCL-2 em células do tumor por duas décadas; o surgimento de novos medicamentos para LLC pode oferecer futuras opções de tratamento para os pacientes, incluindo aqueles com deleção no cromossomo 17p, que hoje têm um prognóstico ruim e opções terapêuticas limitadas.[iii]
Sobre a AbbVie em Oncologia
Com a aquisição da Pharmacyclics em 2015 e da Stemcentrx em 2016, e por meio de várias outras colaborações, o portfólio de oncologia da AbbVie consiste em medicamentos aprovados pela agência regulatória norte-americana FDA (U.S. Food and Drug Administration) e num conjunto de várias novas moléculas sendo avaliadas em todo mundo, em cerca de 200 estudos clínicos em 20 tipos de tumor. A AbbVie Brasil submeteu, em 2015, à aprovação da ANVISA o primeiro inibidor de BCL-2 para leucemia linfocítica crônica, o qual ainda não está aprovado. Para mais informação sobre Oncologia na AbbVie, acesse
http://abbvieoncology.com.
Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global de pesquisa, formada em 2013, a partir da separação da Abbott Laboratories. A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e foco em inovação para desenvolver e comercializar terapias avançadas para atender as necessidades de algumas das doenças mais complexas e sérias do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega mais de 28.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus medicamentos em mais de 170 países.
No Brasil, a AbbVie iniciou seus operações no começo de 2014 e atualmente tem uma equipe de aproximadamente 350 pessoas. Suas áreas de negócios no país incluem imunologia, neonatologia, virologia, oncologia, anestesiologia, endocrinologia e nefrologia. Entre todas as suas áreas de especialidades, a AbbVie conduz mais de 20 estudos clínicos, envolvendo mais de 1800 pacientes em 120 centros de pesquisa no Brasil. Para informações adicionais, acesse
www.abbvie.com.brPara mais informações sobre a companhia, seu portfólio e compromissos, acesse
www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter ou conheça as oportunidades de carreiras em suas páginas no Facebook ou LinkedIn.
###
[1] American Cancer Society (2015). Leukemia ? Chronic Lymphocyctic.
http://www.cancer.org/acs/groups/cid/documents/webcontent/003111-pdf.pdf. Accessed January 18, 2016.
[1] Davids, M.S. and Letai, A. ABT-199: A New Hope for Selective BCL-2 Inhibition Cancer Cell. 2013. February 11; 23(2): 139-141.
[1] Stilgenbauer, S. et al. Venetoclax in relapsed or refractory chronic lymphocytic leukaemia with 17p deletion: a multicentre, open-label, phase 2 study. Lancet Oncol. 2016; 17:768-778.