São Paulo, SP--(
DINO - 22 out, 2015) - Durante o século XVI, os europeus devastaram as matas brasileiras atrás do precioso pau-brasil e de animais exóticos para serem traficados. Quando não estavam em busca de riquezas naturais, promoviam incursões armadas a aldeias indígenas para capturar os chamados "Negros da Terra", os escravos nativos que iriam fornecer a mão de obra necessária ao mercantilismo lusitano. É nesse cenário nada auspicioso, de olhares desconfiados, espadas afiadas sempre prontas para serem desembainhadas à menor provocação, traições e escaramuças em cada curva do caminho que se passa a trama de Os Conquistadores. Trata-se do segundo romance do jornalista e professor Marco Moretti, mestre em Comunicação Social pela USP.
O livro, editado pela Novo Século, será lançado neste sábado, 24 de outubro, já está em todas as livrarias do país para fazer os leitores refletirem sobre os males de hoje no Brasil que começaram à época da conquista da Terra de Santa Cruz. "Os Conquistadores" remonta ao século XVI para mostrar os primórdios de problemas como a corrupção, a ambição desenfreada dos poderosos, o descaso com as populações nativas, a destruição ambiental, a imposição de uma cultura e uma religião estranha ao novo país. Moretti procurou ser o mais criterioso possível com as informações históricas contidas no livro, no qual muitos dados, nomes e procedimentos mencionados existiram de fato. O livro faz um mix de gêneros: aventura, épico histórico, suspense, mistério, fantasia, drama, tragédia. É direcionado para o público jovem ou adulto que gosta de uma boa história para prender a atenção e fazer refletir.
Para facilitar a leitura, o livro "Os Conquistadores" é dividido igualmente em duas partes. A primeira tem um tom mais realista, enquanto a segunda é mais fantástica e surrealista. Há um mistério na trama que só é revelado na última página e explica tudo o que aconteceu antes. A história principal relata a viagem dos expedicionários pelos nossos sertões em busca de um tesouro fictício, outras tramas se entrecruzam no caminho. A principal delas é um triângulo amoroso gay carregado de tensão, ciúmes, ódio e desejo de vingança.
Pode dizer-se que o diferencial do "Os Conquistadores" está na leitura com trilha sonora. Muitos capítulos, por exemplo, possuem uma sugestão para que o leitor acompanhe a leitura ao som de uma composição clássica (Beethoven e Tchaikovsky entre outros). Essas composições serão disponibilizadas no blog do autor (
www.diariodomoretti.com.br) e na fanpage (
https://www.facebook.com/livroosconquistadores) para quem quiser ouvir enquanto lê o livro e, futuramente, deverá estar na versão em e-book do romance. Além disso, o livro possui, em alguns trechos, grafismos que ajudam a dar um toque de originalidade à obra. Numa sequência, por exemplo, um dos personagens perde a consciência e as páginas então escurecem gradualmente até ficarem completamente negras. Esses grafismos correspondem, no cinema, à divisão em múltiplas telas que mostram acontecimentos simultâneos, como na série de TV 24 Horas.
Outro aspecto importante do livro é a narrativa convencional intercalada com poemas. Há um poema dividido em estrofes e em versos decassílabos rimados, ao estilo dos antigos poemas épicos que eram escritos no século XVI, como "Os Lusíadas", de Camões, e que serve de contraponto a trama principal.
Para degustação, acesse o link e veja a capa, contracapa e dois capítulos:
http://issuu.com/visaoestrategicacomunicacao/docs/degusta____oSobre o autor
Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela USP e coordenador e professor do curso de Jornalismo na Universidade Paulista (Unip), Marco Moretti trabalhou em diversos órgãos de imprensa, como o extinto jornal Folha da Tarde, e como editor-chefe na Editora Abril foi responsável por diversas publicações. O seu primeiro romance, Eu, Sumé, publicado em 2011 também pela Editora Novo Século, ficou entre os finalistas da categoria Juvenil do Prêmio Jabuti de 2012. Atualmente publica com regularidade contos e resenhas críticas de cinema, literatura e HQs em seu próprio blog, "Diário do Moretti" (
www.diariodomoretti.com.br). Os Conquistadores é o seu segundo romance.
Dados sobre o livro:
Título: Os Conquistadores
Autor: Marco Moretti
Gênero: Romance
Número de páginas: 480
Editora: Novo Século, São Paulo
Preço: R$ 45,00
Lançamento: 24/10/2015 - 15h30 - Livraria Martins Fontes - Avenida Paulista, 509 - térreo/SP.
Website:
http://www.diariodomoretti.com.br