Niterói, RJ.--(
DINO - 06 ago, 2018) - Depois de um período de hospitalização, a ida do paciente para outros ambientes que possam ajudá-lo em sua recuperação costuma ser um momento delicado - tanto para ele quanto para os familiares. Afinal, como ajudar na adaptação em um lugar que não conta com todo o suporte médico-hospitalar? A desospitalização mostra que nem sempre o hospital é a melhor opção para todos os pacientes.
Segundo o dr. Moyzes Damasceno, diretor-presidente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPIn) e gestor médico das UTIs Adulto do CHN, tanto outros centros de cuidado quanto a casa do paciente ou de familiares podem ser lugares ideais para recuperação. Porém, no caso do domicílio, para que a experiência seja a melhor possível para os pacientes, as pessoas que lidarão diretamente com ele devem tomar certas precauções e fazer mudanças na ambientação e rotina da casa:
Dicas para a desospitalização em casa
- Adaptar os cômodos para as necessidades do paciente: corrimão, tapetes antiderrapantes,
proteção de quinas e pontas de móveis e outros cuidados.
- Optar por uma dieta especialmente pensada para suprir as necessidades alimentares do
paciente.
- Pensar em uma rotina de exercícios, tanto dentro de casa quando ao ar livre, para que o
paciente possa fortalecer a musculatura e se manter ativo.
- Priorizar a higienização tanto do paciente quanto do ambiente em que ele fica, utilizando
sempre luvas e aventais.
- Ter total atenção com o cronograma de remédios.
Caso os familiares não possam se encarregar pessoalmente dos cuidados com o paciente durante todo o dia, é indicado que uma enfermeira ou cuidadora esteja disponível para assegurar que todo o tratamento seja feito de forma efetiva.
"Outra dica importante é que, antes da liberação do hospital, os familiares conversem com a equipe médica e vejam quais materiais e remédios eles precisarão ter à disposição do paciente quando ele for para casa", explica o médico.
Centro de Estudos do CHN comemora 20 anos com evento sobre desospitalização
Se você tem algum familiar ou amigo que precise de cuidados extensivos ou trabalha como cuidador ou enfermeiro, participe do evento "Tive alta, e agora? O papel da família no cuidado pós-hospitalar" no dia 18 de agosto. Promovido pelo Complexo Hospitalar de Niterói para comemorar os 20 anos de seu Centro de Estudos, o encontro, que será realizado de 9h às 12h30 no Hotel H Niterói, contará com a parceria do Hospital Placi e especialistas para tirar dúvidas sobre desospitalização e como cuidar de um paciente no ambiente familiar. Além disso, serão conduzidas diversas atividades, incluindo musicoterapia e presença de pets. Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, que é gratuita, através do e-mail
cest@chniteroi.com.br ou do telefone (21) 2729-1154. As vagas são limitadas.
"Este encontro é uma ótima oportunidade para aprender como oferecer um ambiente seguro, mas não menos amoroso e receptivo, para quem passa por um momento de recuperação e precisa de todos os cuidados e estímulos possíveis para superá-lo", explica o dr. Moyzes.
Website:
https://www.chniteroi.com.br/