Releases 04/05/2017 - 15:35

Evento reforça papel preponderante da Anuga para exportadores brasileiros de alimentos


São Paulo - SP--(DINO - 25 abr, 2017) - Uma gigantesca plataforma de negócios para expor em nível global o que há de melhor no Brasil dentro da área de alimentos e bebidas. Essa é a síntese da apresentação que porta-vozes da Anuga fizeram a respeito da principal feira de negócios da indústria mundial do setor, que acontece em outubro na cidade de Colônia, na Alemanha.Ocorrido na última terça-feira (18), no hotel Renaissance, em São Paulo, o Encontro com Anuga serviu para que os membros de importantes associações presentes tirassem suas dúvidas a respeito de um evento que cresce a cada ano. Os participantes puderam saber mais detalhes da 34ª edição da feira, cuja expectativa é levar em torno de 90 empresas nacionais, que buscam repetir o volume de negócios dos anos anteriores ao alcançar a marca de US$ 1 bilhão."As companhias brasileiras encontram na Anuga uma de suas maiores plataformas de negócios dentro do segmento", explica Diogo Atikaya, Supervisor de Promoção de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Durante sua exposição, o profissional destacou ainda como a participação brasileira vem ganhando espaço dentro do evento. Segundo ele, em 2003, as 68 companhias participantes ocuparam uma área de 924 m2. Para este ano, a expectativa é de que os 90 expositores nacionais se espalhem por impressionantes 2017 m2 (aumento de 47% no número de empresas e de 118% na ocupação).Katharina Hamma, COO da Koelnmesse, a organizadora da Anuga, ressaltou que o Brasil tem papel fundamental na feira ao lembrar que o país está na 15ª posição entre os principais exportadores de alimentos presentes no evento. Ela destacou a boa imagem dos alimentos brasileiros, citando como exemplos as frutas e a carne. Sobre esse último assunto, Katharina afirmou que a feira será importante para que os representantes brasileiros exponham ao mundo a realidade sobre a qualidade da proteína animal produzida no país. "A Anuga servirá como uma enorme plataforma para lutar contra os boatos sobre carne brasileira diante de consumidores de todo o mundo", afirmou.Katharina também destacou o papel que a feira exerce como plataforma global de inovações. "A Anuga indica o que pode ser esperado no futuro. As transformações nos mercados são muito rápidas tanto no Brasil como no mundo", diz. O futuro também foi tema da apresentação de Franz-Martin Rausch, Diretor Executivo da Associação Federal Alemã de Comércio Varejista de Produtos Alimentares, Berlim (BVLH). Durante sua exposição, o executivo traçou o perfil do segmento varejista alemão, apontando tendências que podem se espalhar por todo o mundo. Entre os destaques está a expectativa de crescimento pela procura de produtos frescos nos supermercados, em detrimento à redução da venda de industrializados, cuja comercialização deve começar a ganhar força dentro do segmento online. "A Anuga servirá como um importante ponto de encontro para discutir tendências, que servirão de base para o comércio do amanhã", diz.