Brasil--(
DINO - 13 abr, 2015) - Com a alta do dólar, as importações ficaram inviáveis. Por outro lado, as oportunidades para exportação, surgem com força total.
Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.
O Brasil não é um país de cultura exportadora, embora tenhamos grande potencial, muitas vezes por falta de conhecimento, as PMEs, acabam perdendo oportunidade de terem seus produtos nas prateleiras estrangeiras.
A exportação é, sem dúvidas, menos burocrática que a importação, pois é de interesse do Governo, que as empresas exportem.
Preparamos o passo a passo de exportação. Lembre-se sempre de contratar um profissional para auxiliá-lo em seus processos.
1º Passo
Contato inicial com o importador. Identificado o cliente, é imprescindível que seja enviado a ele o maior número possível de informações sobre o produto, pode-se utilizar catálogo, lista de preços, amostra. A Fatura Pro Forma é o documento que reúne estas informações. Não existe modelo, nela devem constar informações sobre o importador e o exportador, descrição da mercadoria, peso líquido e bruto, quantidade e preço unitário e total, condição de venda e modalidade de pagamento, meio de transporte, e tipo de embalagem.
2º Passo
Após estabelecer contato com o importador, a empresa deverá requerer a Habilitação no RADAR Siscomex, para que possam registrar a saída da mercadoria. O Governo Federal tem interesse na exportação, desta forma, tornaram os processos de cadastro no RADAR para exportação, bem menos burocráticos que na importação, além de prazos reduzidos (em torno de 24 horas). Contate um despachante aduaneiro de sua confiança para que possa requerer o registro em seu nome.
3º Passo
Confirmação da carta de crédito. Embora haja outras formas de pagamento, o grau de segurança oferecido pela modalidade carta de crédito torna o instrumento o mais utilizado no comércio internacional. O exportador deverá pedir ao importador a abertura da carta de crédito. Ao final do processo o banco enviará cópia ao exportador. Assim, ao ser entregue o banco efetua o pagamento das mercadorias. É uma segurança para ambos os negociadores.
4º Passo
O exportador deverá providenciar a emissão dos documentos de exportação ou embarque. Neste momento, devido à burocracia e dificuldades de conhecimentos no Sistema SISCOMEX, recomenda-se a contratação de um despachante aduaneiro para efetuar os procedimentos aduaneiros na alfândega.
Documentos necessários para circulação da mercadoria no país de origem:
- Nota fiscal, emitida pelo exportador;
- Certificados adicionais, quando necessário, emitidos pelo despachante aduaneiro e/ou exportador;
Documentos necessários para o embarque ao exterior:
- Romaneio de embarque, emitido pelo exportador;
- Fatura Comercial, emitido pelo exportador;
- Registro de exportação, emitido pelo despachante aduaneiro;
- Certificados, emitido pelo despachante aduaneiro e/ou exportador;
- Conhecimento de embarque (emitido após o embarque), pelo agente de cargas;
5º Passo
Embarque da mercadoria e despacho aduaneiro. A liberação da mercadoria para embarque é feita mediante a verificação física e documental realizadas por fiscais da Receita Federal, juntamente com o representante Legal e/ou despachante aduaneiro.
6º Passo
Preparação dos documentos pós embarque
Documentos para negociação junto ao Banco (pagamento):
- Fatura comercial
- Conhecimento de embarque
- Letra cambial ou saque
- Carta de crédito (original)
- Fatura e/ou visto consular
- Certificados adicionais (quando necessário)
- Apólice ou certificado de seguro (caso a condição seja CIF)
- Borderô ou carta de entrega
Documentos contábeis (arquivamento)
- Fatura comercial
- Conhecimento de embarque
- Nota fiscal
- Apólice ou certificado de seguro
- Contrato de câmbio
O procedimento de exportação é bem mais simples que o de importação, porém, é altamente recomendável que o procedimento seja feito com o auxilio de um despachante aduaneiro para evitar atrasos e custos adicionais com armazém alfandegado.
Tatiane Forte
Despachante Aduaneiro
Website:
http://www.forte-sa.com