Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre--(
DINO - 29 ago, 2016) - Os números do desempenho do setor de franchising no primeiro trimestre de 2016, segundo a ABF ? Associação Brasileira de Franchising, demonstram um faturamento 7,6% maior que o mesmo período do ano passado e a previsão para o segundo semestre é de crescimento ainda maior.
Quem comemora a expansão do setor é o GSPP ? Grupo Soares Pereira & Papera, especializado há 21 anos na formatação, comercialização e consultoria de mais de 100 franquias. No hall de marcas atendidas pela empresa estão a rede Giraffas, Team Nogueira, Espaço Juliana Paes, Balada Mix, Botequim Informal, Walter"s Coiffeur, entre outras. André Soares Pereira, autor do livro "Franquia 100% Varejo e Serviços" e diretor do grupo, prevê uma resposta ainda maior no aquecimento do setor para os próximos meses.
"O brasileiro tem veia empreendedora e investe no sonho de ter o próprio negócio, por isto, o mercado de franquias é tão atraente, promovendo o empreendedorismo e aprendizado ao mesmo tempo. O GSPP tem crescido com o mercado de franquias e hoje comemoramos a expansão do grupo para São Paulo e Porto Alegre", conta André.
Mas o empresário reforça a necessidade da constante atualização para estes novos empreendedores. "Não basta ser um franqueado, é preciso saber administrar o próprio negócio, por isto, investimos numa gama de workshops, palestras e cursos para promover uma troca de experiências para estes novos empreendedores", explica o empresário.
A agenda de cursos da GSPP é intensa o ano todo. Nos dias 29 e 31 de agosto, o grupo promove, na sede no Rio de janeiro, o "Workshop de Gestão e Operações para restaurantes", voltado para proprietários e profissionais do ramo de alimentação e serviços. O curso abordará técnicas administrativas, operacionais e comerciais, desde o controle orçamentário, excelência no atendimento, até comunicação visual, entre outros conceitos. Desta vez quem ministra é o especialista em empreendimentos hoteleiros e gastronômicos Edmar Rodrigues. Bacharel em Administração e Hotelaria, Edmar é também especialista em Gestão de Negócios pela FGV, com 30 anos de sólidos conhecimentos em empresas de médio e grande porte, tanto no Brasil, quanto no exterior.
Outra iniciativa comum é a abertura de vagas gratuitas para pequenos empreendedores do segmento, com operações em comunidades ou beneficentes. O Workshop, com carga horária total de 8 horas, custa R$ 600,00 (R$450 para clientes do grupo) e será realizado na Casa GSPP ? Estrada do Joá, 3275 ? Barra da Tijuca, a partir das 16 horas. Inscrições e informações pelo email
eventos@soarespereira.com.br.
Quem também faz coro sobre o crescimento do mercado de franquias é o empresário Luiz Felipe Costa, diretor da ABF-Rio e diretor do grupo BTG. A frente de três marcas promissoras do setor de alimentação, ele comemora a expansão da rede Billy The Grill, fundada em 2010, hoje com mais de 37 restaurantes; do bar Vizinhando (que já alcança a marca de oito lojas inauguradas); e do filhote japonês Naa!, com lançamento da 4° loja da rede.
Luiz Felipe reforça a importância de fazer cursos relacionados à gestão de restaurantes e de participar de feiras e eventos do setor para conhecer fornecedores. Os resultados das iniciativas apareceram não só nos números como no Selo de Excelência em Franchising que a rede Billy The Grill recebeu da Associação Brasileira de Franchising no Rio de Janeiro (ABF-Rio) em 2015 e 2016. Mesmo com o reconhecimento, o jovem empresário, de 29 anos, não parou de estudar, concluiu a pós graduação em gestão de franquias pela ESPM e, na mesma época, foi convidado para ser diretor da ABF-Rio. "O mercado de franquias exige dedicação e aplicação prática de conhecimento. Para isso, é fundamental investir em cursos e formação profissional no setor de franchising, que se expande a cada ano", explica Luiz Felipe.