Releases 12/09/2016 - 15:11

Universidade Corporativa: como transformar sua empresa na próxima Apple


(DINO - 12 set, 2016) - Em tempos de rápido desenvolvimento tecnológico e alta competitividade entre as empresas, o que determina o sucesso ou o fracasso de qualquer organização é a sua capacidade de gerar e disseminar conhecimento de qualidade.

Para ter uma noção clara disso, basta pensar nas organizações que mais se destacaram nos últimos anos como a Microsoft, Apple, Facebook, Google etc.

Todo valor financeiro atribuído a elas está relacionado com a alta capacidade criativa oriunda da obtenção e aprimoramento do conhecimento por parte dos seus colaboradores. Isso tornou as empresas capazes de desenvolverem ideias inovadoras que serão transformadas em dinheiro.

Em resumo, quem é original larga na frente.

E como ser original em um mercado de trabalho, onde a educação formal brasileira é obsoleta e muito baseada em conceitos e teorias de um mundo ideal? (veja o exemplo da Embraer: tiveram que mostrar como a teoria aprendida na faculdade pôde ser aplicada, de fato, na empresa).

Em resposta a esta crescente necessidade, surgiu a universidade corporativa.

O grande intuito é proporcionar cursos práticos específicos e focados para os problemas e desafios reais da empresa(http://blog.tuttolabs.com.br/educacao-corporativa-nos-negocios/). O profissional se qualifica e, ao mesmo tempo, desenvolve maneiras de alavancar os negócios.
Todos saem ganhando.

Universidade corporativa ? Casos de sucesso

Entre as universidades corporativas existentes no Brasil e no mundo, algumas delas se destacam como referências. A TuttoLabs destrinchou esses casos para você:

Crotonville Management Development Institute (GE)
A General Eletric, empresa norte-americana fundada há mais de um século, criou, no ano de 1956, a Crotonville Management Development Institute.

A instituição tinha como intuito viabilizar e atingir os objetivos estratégicos definidos pela corporação por meio da aquisição das competências empresariais e até mesmo humanas.

E deu muito certo. A empresa hoje é avaliada como a décima marca mais valiosa do mundo, com patrimônio estimado em 492 bilhões de dólares!

A Crotonville foi a primeira e mais influente universidade corporativa do mundo, sendo até os dias atuais a maior referência para as demais instituições.

Os motivos de tamanho sucesso são muitos. Entre eles, está o fato de esta universidade ter formado dentro de casa todos os 12 presidentes da empresa, desde o famoso Jack Welch ao atual presidente Jeffrey Immelt.

Ambos foram alunos e posteriormente professores, mantendo a tradição da empresa quanto à formação de líderes empresariais.

Isso é uma oportunidade de formar profissionais moldados às necessidade e desafios da empresa. Além de ser uma garantia de que a cultura seja sempre difundida.

A GE conta com um sistema de avaliação bem rigoroso. Dentre 9000 executivos que frequentam a universidade, são identificados talentos e possíveis sucessores aos principais cargos da organização.

Para se ter uma ideia da eficiência dessa educação corporativa, os outros dois finalistas - James McNerney e Robert Nardelli - apesar de não serem escolhidos pela GE, acabaram se tornando presidentes da Boeing e da Chrysler, respectivamente.

Ou seja, o valor da educação corporativa foi fundamental, não só para a GE, como para o resto da vida de quem a cursou.

Embraer
Entre as muitas corporações estatais que investiram no conhecimento de seus colaboradores, a Embraer se apresenta como um dos exemplos de sucesso.

Fundada em 2009, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, a universidade corporativa da Embraer em parceria com o ITA ? Instituto Tecnológico de Aeronáutica ?, tinha por objetivo principal resolver um dos seus principais problemas operacionais: a escassez de profissionais especializados em Engenharia Aeronáutica.

A ideia dos organizadores da instituição era oferecer especialização aos profissionais recém-formados e torná-los plenamente qualificados para fazer parte do quadro de colaboradores da Embraer.

Outro dos objetivos da Embraer quanto à criação da universidade corporativa era fazer com que os profissionais já contratados com formação acadêmica nas mais diversas universidades brasileiras entendessem com mais profundidade como os conhecimentos da área de engenharia devem ser aplicados nas empresas, sobretudo, numa de grande porte, como a Embraer.

Atualmente, a empresa promove mais de 200 cursos nacionais e internacionais, sendo responsável pela formação de mais de 1.300 engenheiros no país.

Apple
A Apple, uma das maiores empresas norte-americanas, fundada pelo lendário Steve Jobs, segue a premissa de que "gênios não nascem, são feitos".

Por este motivo, foi criada em 2008 a Apple University em decorrência da decisão de Steve Jobs de buscar um meio de manter a cultura da empresa mesmo após a sua morte.
O objetivo dessa universidade corporativa é atuar na formação interna dos colaboradores da empresa que ocupam cargos do alto escalão.

Os conteúdos ministrados pela renomada Apple University são altamente sigilosos, sendo disponibilizados apenas por meio de convites especiais destinados para os principais gestores da empresa desde que ocupem, no mínimo, cargos de diretoria.

Todos os convites são realizados com base na indicação feita pelos vice-presidentes seniores da companhia, apontando para o reitor nomes dos colaboradores que mais se destacam.

Além dos conteúdos guardados a sete chaves, eles também aprenderão sobre a história da empresa e a importância da especialização para eficácia dos processos.

Também buscam identificar os fatores preponderantes para o sucesso ou fracasso das empresas que mais se destacam ? ou se destacaram ? no mercado mundial.

A Apple University busca fazer jus ao modo de empreender do seu fundador. Prezam pela máxima qualidade e impecabilidade em todos os detalhes.

Conclusão
Com tantos casos de sucesso demonstrados pelas mais famosas empresas mundiais, fica evidente a vantagem em investir na criação ou no aprimoramento de melhores profissionais.

A gestão do conhecimento de caráter organizacional certamente determinará nos próximos anos o sucesso ou o fracasso das empresas. O valor da qualificação profissional fica cada vez mais evidente quando se torna algo recorrente.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe conosco sua opinião! Se quiser ter acesso a mais textos como este, curta a página da TuttoLabs no Facebook e acompanhe nossas atualizações diárias. Sua empresa só tem a ganhar.