Releases 12/09/2016 - 15:06

Empresas utilizam gamificação para desenvolver colaboradores


São Paulo, SP--(DINO - 12 set, 2016) - Dados apontam que dentro das empresas cerca de 70% dos grandes executivos fazem pausas para jogar e que 33% consideram ser o passatempo preferido. Tendo isso em vista, a Affero Lab, empresa líder no segmento de educação corporativa, utiliza com frequência as soluções gamificadas para o desenvolvimento de programas de treinamento. A estratégia utiliza a criação de jogos como uma ferramenta de aprendizagem com grande potencial de motivar, engajar e inspirar os colaboradores das empresas.

Segundo Richard Bartle, referência no segmento, há quatro perfis de jogadores: os conquistadores, estão interessados em se destacar, são orgulhosos de seu status e de como alcançaram os níveis dentro do jogo rapidamente; os exploradores, estão à procura de descobrir o máximo possível sobre o jogo, são curiosos e querem entender o porquê e como cumprir um desafio proposto; os socializadores, querem interagir com os outros jogadores e o jogo é apenas um pano de fundo para se relacionarem e os matadores, gostam de se impor, mostrar superioridade e de causar ansiedade nos demais jogadores.

De acordo com Conrado Schlochauer, diretor da Affero Lab, antes de se aplicar uma solução gamificada em um programa de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) é preciso ter clareza dos resultados de negócio que se pretende atingir e gerenciar o andamento do jogo, fazendo adequações necessárias nesse percurso. "Além de determinar o perfil dos participantes é essencial usar a combinação certa de motivadores intrínsecos, que estão relacionados aos interesses e desejos e em que a recompensa é a realização da atividade em si, e extrínsecos, que vem de fora e é inspirada por elementos do jogo como as premiações".

__________________________________________________________

Sobre a Affero Lab

A Affero Lab é líder nacional no segmento de educação corporativa com soluções de tecnologia, presenciais e blended voltadas ao aprendizado, vinculando treinamento e resultados. Atualmente, tem mais de 200 clientes, entre as maiores organizações do país, e desenvolve projetos em todas as regiões brasileiras, América Latina, Estados Unidos e Europa. Em 2015, a Affero Lab se tornou sócia da Bertelsmann, multinacional de mídia, serviços e educação e da International Finance Corporation ? IFC, instituição global de propriedade do Banco Mundial, dando início a um novo ciclo de expansão.

Recentemente, a Affero Lab dividiu sua atuação em três áreas de negócios: Next - dedicada ao desenvolvimento de soluções que formam e preparam líderes, Flow - focada em serviços de aprendizagem sob medida para cada negócio e Plug.IT - foco em plataformas tecnológicas que gerenciam o processo de aprendizagem para grandes grupos.


Informações para a imprensa:
Ludmilla Gutierrez ? ludmilla.gutierrez@advicecc.com
Verena Souza ? verena.souza@advicecc.com
Tel: (11) 5102-5253 (11) 5102-5256