Releases 05/10/2016 - 09:25

Terceira idade: limitação para uns, oportunidade para outros


Porto Alegre, RS--(DINO - 05 out, 2016) - Com o aumento da expectativa de vida e a redução da natalidade, o percentual de idosos no país não para de crescer. Com a teleassistência, a velhice ganha uma nova perspectiva: independência para os pais e tranquilidade para os filhos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em 2030 o Brasil vai se tornar majoritariamente idoso. Ou seja, teremos mais idosos a partir de 60 anos do que crianças até 14 anos. E, em 2055, o número de idosos vai ser ainda maior do que a de crianças e jovens de até 29 anos. Hoje, o Brasil já é o sexto do mundo em taxa de envelhecimento populacional, com um aumento de 3,2% ao ano, atualmente são 23,5 milhões de pessoas idosas.
Uma das preocupações constante dos filhos adultos é a segurança dos pais. Deixá-los sozinhos em casa não é uma tarefa fácil, devido a redução da mobilidade, as frequentes quedas e os problemas de saúde. Uma preferência dos idosos é o conceito Aging in place, que consiste em envelhecer em casa, mantendo sua independência e privacidade. Além disso, muitas vezes as famílias não conseguem arcar com a mensalidade de um Residencial Geriátrico ou acompanhantes de turno integral.

Uma solução amplamente discutida e sugerida pela Sociedade Internacional de Gerontecnologia são os Sistemas de Resposta de Emergência Pessoal, ou PERS (Personal Emergency Response Systems). Nada mais é do que um aparelho parecido com um painel de alarme, que realiza chamadas para uma Central de Monitoramento, em situações emergência. Este sistema é acionado através de um botão "wearable", item que usuário carrega consigo, como um pingente ou pulseira. Quando acionado, permite que o usuário fale com o atendente através do sistema viva voz.

Hoje, temos disponíveis no mercado os PERS que são conectados à linha de telefone fixo, que são usados dentro de casa, e os PERS MÓVEIS, para serem utilizados fora de casa, possibilitando o envio da localização do usuário para o contato. Este contato pode ser um familiar ou a própria Central de Monitoramento previamente contratada. O preço deste tipo de serviço não é caro como se imagina, a média de preço está em R$ 160,00, incluindo o equipamento em comodato e o serviço de monitoramento 24 horas, dependendo da empresa contratada.

No Brasil, a empresa Tecnosenior situada em Porto Alegre, especializada em Gerontecnologia, fornece Sistemas de Emergência Pessoal para diversos empreendedores do país. Nessa parceria cada um tem o seu papel definido: a Tecnosenior importa e desenvolve novas tecnologias e o empreendedor oferece o serviço para sua carteira de clientes, obtendo uma receita mensal recorrente.

Gilson Esteves, criou a Tecnosenior em 2011 após analisar o processo de envelhecimento da população no Brasil. Ele afirma que cada usuário é único e a personalização do serviço é a chave de sucesso para quem empreende no ramo. O CEO destaca que os principais clientes da Tecnosenior são os novos empreendedores interessados em um negócio sustentável. Ter uma renda fixa, fazer seu próprio horário e ainda ajudar as pessoas é tudo que as pessoas buscam. A proposta da Tecnosenior é entender a necessidade de cada empreendedor e oferecer uma solução personalizada para seus clientes, dentro da sua capacidade de investimento.

Entre os casos de sucesso está a Zellar Home Care, fundada pelo fisioterapeuta Denny, em 2012, no Paraná. A empresa realiza atendimentos de Home Care, mas o proprietário desejava complementar o serviço, neste momento encontrou a Tecnosenior. O primeiro investimento foi em 2014, com apenas R$ 890 reais, valor de um equipamento na época, o empresário começou a oferecer o Monitoramento de Emergência Pessoal. O lucro gerado a partir dessa primeira instalação permitiu a compra de outro equipamento. Assim, com aquisições gradativas, está crescendo sem grandes riscos. A escolha pela Tecnosenior foi justificada pela flexibilidade no pagamento e pelo modelo de negócio, onde o empresário é o dono de sua carteira de clientes. Denny enfatiza que, apesar do momento de recessão, as perspectivas que observa neste mercado são as melhores, por este serviço ter um alto valor percebido.

Interessados em saber mais sobre as propostas de revenda da Tecnosenior, podem entrar em contato pelo site www.tecnosenior.com, pelo e-mail carine@tecnosenior.com ou telefone (51) 3018-6950.
Website: http://tecnosenior.com