Releases 21/10/2015 - 13:18

+2 Arquitetura cria espaço arrojado de alimentação e convivência na Eletrosul


Florianópolis (SC)--(DINO - 21 out, 2015) - O edifício da sede da Eletrosul, empesa pública de geração e transmissão de energia foi construído na década de 70 é reconhecido como uma referência de arquitetura na cidade de Florianópolis.

O conceito do espaço projetado foi composto por dois módulos, que são divididos por um painel inusitado que tem em seu formato a logomarca espelhada da empresa.

Na entrada, num ambiente para 50 pessoas, encontra-se um espaço de estar para leitura, descanso, integração e bancada para notebook. A praça de alimentação que acomoda 100 pessoas recebeu mesas em arranjos diversos, para compor almoços em grupo, sozinho ou em mesas comunitárias.

"As áreas de apoio, como cozinha, cafeteria e buffet, foram dispostas de uma forma que passam despercebidas a quem entra no ambiente" explica Luciana Decker, arquiteta responsável pelo projeto.

A iluminação natural e o pé direito alto, elementos originais da arquitetura do prédio, foram mantidos e trouxeram ao espaço conforto e amplitude. A cafeteria ganhou iluminação de efeito com trilhos da Iluminar Hyway com lâmpadas em led, e a mesa comunitária recebeu luminárias quadradas com lâmpadas em led com facho orientável. Sobre a bancada para notebooks, junto à área de trabalho, a iluminação de destaque foi embelezada pela luminária da Bertolucci em cobre, modelo Urucum.

"Para compor com os pilares de concreto, e forro metálico, elementos austeros e vigorosos, optamos por uma vegetação interna, atrelada ao mobiliário em tons de madeira que esquentaram o ambiente, trazendo aconchego e conforto" acrescenta Decker.

As cores institucionais da empresa, utilizadas nos tecidos e revestimentos das paredes da cafeteria, são os elementos de destaque, que dão vida ao ambiente.
A escolha do mobiliário

O espaço de descanso e lazer dos funcionários foi composto principalmente por poltronas. A opção foi pelo modelo Le Corbusier para 2 lugares e 1 lugar, em diferentes cores (bege, marrom) nos lugares onde as poltronas deveriam ser fixas (não giratórias).

"Para compor o layout em sua parte central, buscamos a versatilidade, e por este motivo, poltronas giratórias, de forma que possam gerar diferentes composições, sem que haja necessidade de movimenta-las" ressalta Luciana Decker.

Na praça de alimentação, o mobiliário escolhido buscou o conforto, a ergonomia e a diversidade de composições. Foram utilizados bancos (boots) com tecido impermeável, cadeiras e mesas nas cores tabaco, tons sóbrios, para trazer harmonia à composição com as mesas existentes, em tonalidade bastante viva. Os tons de madeira escolhidos compuseram com as cores institucionais da empresa (verde, azul e amarelo).

www.maisdoisarquitetura.com.br

Website: http://maisdoisarquitetura.com.br