SÃO PAULO, 21 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- O FÓRUM DE MULHERES LÍDERES, realizado em Anguilla de 17 a 20 de julho, iniciativa do LIDE e do LIDE MULHER, reuniu 25 empresárias que comandam grandes empresas e reafirmam a importância da gestão feminina para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, apontou, durante o FÓRUM, características femininas que contribuem para o desenvolvimento de negócios: intuição, sensibilidade, espiritualidade, emoção, interação, flexibilidade, de forma construtiva e educativa.
Segundo estudo apresentado por Denise Rutherford, presidente da 3M da América Latina, intitulado First step: women in world - realizado pela Catalyst, organização norte-americana com a missão de expandir oportunidades para as mulheres e negócios -, aumentar os níveis de mulheres empregadas pode aumentar o PIB dos países em desenvolvimento, estimulando o crescimento e a estabilidade de forma mais acelerada.
Empresas com maior representação de mulheres líderes têm aumento de 56% no EBIT ? lucro antes de juros e impostos e 41% no ROE ? retorno sobre o patrimônio, de acordo com pesquisa da McKinsey.
Para produzir essas mudanças de paradigmas, as empresárias brasileiras propõem:
Colaboração na aprovação de cotas para mulheres em cargos executivos nas empresas, como processo transitório para acertar a desigualdade.
Aumentar o percentual de mulheres em cargos de liderança nas empresas em um período de 5 anos;
Identificar e desenvolver profissionais para que estejam aptas a ocupar cargos de gestão;
Traçar meta de aumento do percentual feminino em cargos de liderança nas empresas de cada participante do Fórum, de acordo com o core business, e reavaliar o aumento em 12 meses;
Verificar se a empresa dá o suporte necessário e oferece soluções para reter profissionais;
Em casos de mobilidade geográfica de executivas que tenham talento e competência, propor soluções e oferecer estrutura familiar, como auxiliar os maridos a encontrar emprego nas novas cidades;
Corrigir desigualdade salarial entre homens e mulheres que ocupem o mesmo cargo na mesma empresa;
Oportunidade de networking com pessoas que possam abrir portas na carreira.
O evento teve patrocínio da BOMBARDIER e LÍDER AVIAÇÃO, apoio do BANCO UBS e da BR COMPANY/CONEXÃO DESTINOS. Participação do INSTITUTO ROBERTO SAMPAIO FERREIRA. Os fornecedores oficiais são ANI VILLAS ANGUILLA, CDN, CLOS DE TAPAS, DASLU, DOLCE & GABBANA, HAVAIANAS, RESTAURANTE L´ISOLA, TIFFANY&CO, MISTRAL, TROUSSEAU, VEUVE CLICQUOT e VICEROY ANGUILLA. MARIE CLAIRE, QUEM ACONTECE, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE, REVISTA MULHERES LÍDERES e ROBB REPORT como mídia partners.
Imprensa: CDN - Comunicação Corporativa: Rose Rocha ? rose-rocha@cdn.com.br (11 3643-2952)
FONTE FÓRUM MULHERES LÍDERES