São Paulo - SP--(
DINO - 24 out, 2018) -
A pesquisa “O momento da startup brasileira e o futuro do ecossistema de inovação” da Associação Brasileira de Startups - ABstartups - revelou que
77% delas buscam clientes do mercado corporativo. Os dados que são de 2017 ainda mostram que
31% delas estão no momento de tração, e essas jovens empresas que trazem projetos inovadores ou produtos que podem revolucionar os mercados da construção civil e imobiliário têm novamente a chance de participar do programa do
Okara Hub, que recebe
inscrições até
22 de novembro no site
www.okarahub.com.br.
Esta é a
segunda edição da iniciativa que selecionou
13 startups no primeiro semestre, após receber mais de 100 inscritos para participar durante seis meses do projeto que realizou
75 atividades desde o início, em 2 de julho, envolvendo
450 pessoas em workshops, palestras e mentorias. Além disso, já foram fechados
14 contratos para o desenvolvimento de projetos piloto que somam R$ 64 mil.
O resultado da seleção será divulgado em
dezembro e as novas empresas entram no
Okara Hub em
janeiro de 2019, quando as atuais, vindas de cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Bahia e Pernambuco, terminam sua participação.
Felipe Meireles, diretor da
Temon, empresa que compõe o
Okara Hub junto a
Engeform,
Athié Wohnrath e o
Grupo GPS, conta que o programa se mostrou uma
experiência muito positiva, que confirma o quanto o desenvolvimento de novas tecnologias é necessário para a indústria da construção.
“Pudemos ver mais de perto a enorme diversidade de soluções eficientes, inteligentes e criativas e ter a clareza de que inovação hoje é um requisito indispensável para a permanência das empresas no mercado. As startups nos mostraram que praticamente tudo o que se pensa que seria um ‘sonho’, é possível”.
Para o diretor de Negócios da Ecopolo do
Grupo GPS, Ricardo Freire, a
construção civil vem por algumas décadas buscando ferramentas para aperfeiçoar seus processos e as empresas entenderam que inovar é uma questão de sobrevivência.
“O Okara Hub busca impulsionar o mercado da construção civil e contribui para o segmento fomentando soluções originais e disruptivas”, acrescenta.
Felipe Canuso, CEO da
Controller, uma das participantes do primeiro edital e que está desenvolvendo um projeto piloto, cita três grandes vantagens do programa que é
equity free e
open innovation:
“ganhamos visibilidade e credibilidade no mercado ao fazer parte do Okara Hub, e estamos fazendo negócios com empresas de grande porte do setor, com processos maduros e profissionais experientes, possibilitando um ganho de escala da nossa solução”.
Pontos endossados por Paula Cogo, CMO da
ConnectData, também no programa do
Okara Hub, que reforça como ele tem
aberto portas a parcerias no setor, tanto com as construtoras e indústria, quanto com outras
startups do segmento.
“A preocupação com a capacitação e a troca de experiências são os pontos altos do hub, o que fortalece nosso ecossistema”, ressalta.
As próximas empresas selecionadas também contarão com a rede de mais de
400 mentores ativos da NXTP.Labs, gestora de
venture capital que já impulsionou 400 empreendimentos em toda América Latina, e será responsável pelas operações do programa. Elas também receberão o equivalente a
R$ 100 mil em tecnologias, serviços profissionais e tração de mercado, o chamado
‘smart money’, que não incorre em participação societária.
Website:
http://www.okarahub.com.br