São Paulo, SP --(
DINO - 26 jul, 2018) - A pessoa previdente é aquela que é precavida, que toma medidas antecipadas para evitar transtornos mais adiante.
Provavelmente pessoas com esse perfil já apostam em previdência privada para garantir um futuro mais tranquilo. Mas realizar aplicações periódicas na previdência privada - na grande maioria das vezes, por meio de produtos VGBL E PGBL, sem saber que existem outras opções - talvez não seja o suficiente e nem mesmo eficiente.
Mesmo as pessoas precavidas não costumam acompanhar o desempenho desse investimento tão importante. Pois a previdência privada merece e exige a mesma atenção que é dedicada às demais aplicações. E vale fazer algumas reflexões na hora de investir: quais papéis compõem o fundo? Sua rentabilidade é satisfatória e acompanha as principais referências do mercado? O investimento está alinhado com seu objetivo futuro?
O panorama do mercado de previdência privada mudou bastante nos últimos anos. Os planos tradicionais oferecidos por instituições financeiras ganharam a concorrência de produtos de renomadas casas de investimento, que trouxeram alternativas aos planos oferecidos pelos bancos: no lugar de fórmulas repetidas e engessadas (elaboradas a partir de papéis de longo prazo), um minucioso trabalho personalizado, que alia estratégia e gestão. Vale a pena conhecê-los.
É muito importante que o gestor tenha agilidade e sugira novos rumos para seu dinheiro na velocidade exigida pelo cenário econômico. E num horizonte grande de tempo, como é o caso dos investimentos em previdência, muita coisa pode acontecer no caminho...
Espaço e tempo
E assim como os demais investimentos, sua previdência privada deve respeitar a tolerância ao risco do investidor. Mas por ter um prazo longo, de quinze, vinte ou até trinta anos, ela proporciona algum conforto para quem está disposto a ser um pouco mais arrojado.
Lembre-se que a velhice vai chegar e, seja por obrigação ou opção, seu ritmo de trabalho vai diminuir. Por isso, é importante pensar ainda hoje sobre como reservar um dinheiro para o futuro. Pesquise as opções e as vantagens da previdência: uma delas é o regime tributário diferenciado, com tabela regressiva em relação ao prazo em que o dinheiro fica aplicado e é imune ao famigerado come-cotas (a cada seis meses, a Receita Federal recolhe com antecedência o Imposto de Renda das aplicações em fundos de investimento).
Construa seu plano de previdência. O você de amanhã vai agradecer o você de hoje.
Renê Gomes é especialista em Gestão de Patrimônio
Website:
https://www.linkedin.com/in/ren%C3%AA-gomes-6a665443/