(
DINO - 01 set, 2015) - As verdadeiras amizades, às vezes formadas na infância, são aquelas que, mesmo após anos de separação, continuam firmes como no primeiro dia. Assim é a propaganda offline, exatamente como aquele velho amigo, sempre presente na vida das empresas. Por mais que a Internet carregue o eterno hype ? e o marketing digital já tenha comprovado sua eficiência em alavancar negócios (principalmente no e-commerce) ?, o investimento em canais fora da web tem muito valor para o fortalecimento das marcas.
No aeroporto de Congonhas circulam cerca de 50 mil pessoas por dia. No Metrô de São Paulo, são quase quatro milhões. Inserções em mídia Out of Home, como em TVs dentro dos trens, totens eletrônicos nas áreas de embarque e vídeos nos telões, expõem o nome da marca para parte da população que, possivelmente, não enxergaria um banner dentro do site, e que, naquele momento corriqueiro, prestou atenção ao anúncio.
Temos ainda as mídias tradicionais como a televisão, o rádio e, nas cidades em que ainda são permitidos, os outdoors. Ao tornar a marca visível nesses canais, as chances de sucesso nos meio digitais aumentam. Por exemplo: quando uma pesquisa por determinado serviço ou produto é feita em um buscador e a loja aparece nos resultados, as chances do internauta clicar no link tornam-se maiores caso ele reconheça um nome já visto em algum momento, como no trânsito ou no intervalo da novela.
Assim como amigos de infância, a propaganda offline, mesmo que passe por transformações e evoluções naturais, nunca ficará obsoleta. Pelo contrário: ela permanece com a função representativa de ser uma eficaz primeira indicação de qualidade e confiança. No fim das contas, de mãos dadas, as duas vias ? on e offline ? são essenciais para o sucesso da marca.
*Juliano Souza é diretor de marketing da Giuliana Flores (
www.giulianaflores.com.br), a maior floricultura online do Brasil