São Paulo - SP--(
DINO - 26 jun, 2015) - A chef em gastronomia funcional Lidiane Barbosa e a escritora Ana Paula de Abreu participaram da programação off FLIP 2015, com workshop inédito. Elas que são parceiras no livro Vó Leninha em O Aniversário de Isabela (Ed. Viajante do Tempo 2015) lançado em março desse ano, que une receitas de uma das melhores chefes de cozinha do Brasil, a narrativa de uma excelente escritora e belas imagens produzidas pela artista plástica Bruna Assis, se unem novamente para uma apresentação sobre alimentação limpa sem alergênicos, artes e sustentabilidade, promovido pela Casa Libre.
A chef Lidiane, cujo trabalho é focado em uma alimentação inclusiva e nutritiva, principalmente para os pequenos, vai ensinar uma receita sustentável, saudável e livre alergênicos como glúten leite e soja. Lidiane promete utilizar os alimentos do inicio ao fim sem descarte, o alimento em sua integridade para tornar a receita mais nutritiva, como por exemplo, a banana verde que será usada polpa e casca, e dessa combinação resultará um delicioso bolo de chocolate com recheio e cobertura, já imaginaram? Enquanto a escritora Ana Paula Abreu, por sua vez ensinará como transformar materiais reciclados em objetos úteis e cheios de graça. Imperdível não é?
A apresentação fará parte dos eventos que acontecem paralelamente a Flip Festa Literária Internacional de Paraty e acontecerá dia 03 de julho, às 11h. Na Casa Libre, Endereço: Rua da Lapa, 8, Paraty.
Mais sobre a Chef Lidiane Barbosa
Ela é conhecida por ser uma mestra na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. São cursos, palestras e como consultora, já assinou o cardápio de 8 restaurantes brasileiros. Seu maior objetivo é trazer a inclusão social através da alimentação, por isso retira de suas receitas os maiores alergênicos como Glúten, leite e soja fazendo substituições nutritivas para que todos possa comer em volta da mesma mesa.
O potencial para descobrir novos ingredientes e para criar receitas saudáveis e deliciosas, aliado ao crescimento vertigionoso do mercado de comidas saudáveis do Brasil, tem feito da renomada chef paulista uma referência na área de Gastronomia Funcional.
Depois de enfrentar o sobrepeso na infância e a anorexia na adolescência, Lidiane Barbosa conseguiu transformar seu amor pelos alimentos e pela culinária em exemplo da culinária saudável. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, do cardamomo e da cúrcuma.
O resultado das suas criações origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis. Atualmente ela vem aprimorando suas pesquisas com a utilização de plantas alimentícias não convencionais saudáveis, cujo tema ela abordará em um congresso internacional de nutrição. "Com estas pesquisas percebo, por exemplo, que a folha de rabanete tem mais magnésio que a couve, e costumamos jogá-la fora, desperdiçando um grande potencial nutritivo".
Com esforço, carisma e domínio da arte de ensinar, Lidiane vem emprestando seu talento a diversos projetos. Depois de aprimorar seu conhecimento na Espanha, ela atua como docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de Nutrição Funcional no Rio de Janeiro, é fonte de referência para a mídia no tema e tem seu trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas. No ano passado sua palestra "Gastronomia Funcional no Esporte", durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional ? VP foi um sucesso, a meses atrás eram mais de 1100 profissionais na área de saúde para assisti-la no Meeting de nutrição e estética, com a palestra Gastronomia Funcional na potencialização da nutrição estética.
Trocar farinhas e açúcares, assim como acrescentar cacau em pó e biomassa de banana verde no preparativo de muitos alimentos, é um dos muitos hábitos que ela quer disseminar na infância, uma forma de gerar mais saúde tanto para os pais quanto para os filhos. Para acompanhar as delícias da chef nas redes: instagran @lidibarbosa11, facebook :
https://www.facebook.com/culinariafuncional?fref=ts e site
www.lidianebarbosa.com.brMais sobre Ana Paula de Abreu
Pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, atuou em áreas diversas antes de começar a escrever histórias infantis.
Sempre adorou escrever e até já tinha escrito algumas histórias que acabaram na gaveta.
Depois do nascimento de sua filha, começou a comprar livros infantis e se apaixonei por este mundo tão criativo! Ama ilustrações, cores e tudo o que faça sua imaginação correr solta.
Foi aí que decidiu se aventurar e tentar publicar sua histórias. E a primeira foi O Mistério da Sopa da Vó Leninha (Ed. Viajante do Tempo, 2014). Em seguida lançou Julião, Tico e o Balão (Ed. Viajante do Tempo, 2014), Vó Leninha em...O Aniversário de Isabela (livro+receitas da chef Lidiane Barbosa ? Ed. Viajante do Tempo, 2015) e tem ainda por lançar em breve mais 2 livros.
Também adora "inventar moda" como diz sua pequena: recortar, pintar, se sujar de tinta, de cola, fazer uma boa bagunça! Por isso decidiu criar um portal
www.amosercrianca.com.br para reunir e compartilhar tudo o que mais gosta de fazer.
Website:
http://www.lidianebarbosa.com.br