Releases 26/06/2018 - 11:25

Um basta para a má Alimentação - crescimento acelerado do mercado de alimentos saudáveis, orgânicos, vegetarianos e veganos no Brasil


São Paulo--(DINO - 26 jun, 2018) - Em Junho de 2017 estivemos na Summer Fancy Food Show - uma feira realizada em NY com mais de 2.500 expositores, dedicada a apresentar ao mercado produtos inovadores do ponto de vista gastronômico e de nicho. Identificamos algumas tendências importantes na área de alimentos saudáveis, vegetarianos e veganos que incluía alguns ingredientes e/ou produtos dentre eles: hibisco, mel, amendoim, azeites, chás, coco, avocado, superalimentos como açaí e quinoa, chocolate artesanal e sorvetes funcionais.

Na 14ª. Edição da Natural Tech, Bio Brazil Fair e Bio Fach América Latina, realizada em São Paulo de 6 a 9 de junho de 2018, ou seja, exatamente 1 ano depois vemos exatamente esses itens e tantos outros, alguns até mais interessantes/surpreendentes distribuídos nos boxes dos 500 expositores que se apresentaram no Pavilhão do Anhembi. A feira divulga um público circulante de mais de 40 mil pessoas e uma captação 40% superior ao ano passado. Uau! Tendência nada! Realidade total.

Dentre os itens que nos chamaram a atenção:

? Pasta de amendoim amplamente utilizada, sozinha ou combinada com sabores que iam do Matcha, ao Cacau e Cúrcuma. Sabor bem particular.
? Sementes como coqueluche na composição dos snacks do dia a dia: semente de abóbora, gergelim, linhaça, etc.
? Fresco se intitula como a primeira marca de iogurte de coco (100% vegano) do Brasil, cuja base é composta por coco e probióticos. À essa mistura são adicionados sabores tradicionais e outros inusitados. Bem gostoso! www.eatfresco.com.br
? Skyr - iogurte popular no norte da Europa utiliza 4 vezes mais leite de vaca (semidestanado) em sua composição, além de fermentos lácteos e probióticos, portanto é altamente proteico. Tem zero adição de açúcar e pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Opção bem interessante. www.umilk.com.br
? Chocolates veganos e tradicionais (com lactose) - preparados da torra do cacau personalizada. Tomamos um chocolate quente vegano no stand do Le Manjue digno de nota. Sensacional!
? Pipocas, manteiga ghee, sobremesas altamente proteicas, nossos amados chips de raízes, chás,produtos à base de Whey Protein se misturaram aos lançamentos de cosméticos e produtos de limpeza veganos.

O conceito "a granel" que deve crescer no varejo alimentar e foram apresentadas soluções por algumas empresas mas a www.neogranel.com.br surpreendeu pelo visual e inteligência dos recipientes. Faço a seguinte provocação... marcas populares não deveriam seguir esse caminho? Por enquanto só vemos essas soluções em empórios ou mercados mais sofisticados... não faz sentido porque o conceito reduz o uso de embalagens e, portanto, o custo dos produtos.

Algo que chamou mais a atenção do que alguns produtos foi o design de embalagem e estratégia de branding. Diria que para mais de 80% das empresas foi possível aplaudir o trabalho que fizeram em termos de comunicação. Isso torna ainda mais difícil a vida da grande indústria, os pequenos estão se comunicando muito bem com seus consumidores. Faço uma nota à Legurme - www.legurme.com.br empresa que vi nascer em 2015 e hoje se posiciona lindamente tanto em branding quanto em produto. Impecáveis.

Outra coisa extremamente positiva para uma feira como essa foi a orientação para o negócio. Todas as empresas estavam prontas para vender. Atendiam com energia alta, simpática, permitiam degustação e alguns tinham até estoque para quem quisesse comprar e levar. Por que isso é importante? Os pequenos não acessam facilmente os canais de distribuição e a feira propiciar esse ambiente é muito bom. Ah! E tinha um market place que se dispunha a conectar produtores e compradores de orgânicos www.pluralbio2b.com.br bem bacana a iniciativa!

Cristina Souza - Fundadora e Diretora Executiva da Libbra Consultoria | 8 anos de mercado - www.libbra.net | cristinasouza@libbra.net

A Libbra é uma consultoria especializada no segmento de Foodservice. Entregamos ao mercado soluções orientadas a resultados sólidos e autossustentáveis, com foco em aumentar a competência das empresas e profissionais na gestão de seus negócios e fazemos isso a partir de uma metodologia exclusiva, baseada em pesquisa, inteligência, gestão e indicadores.


Website: http://www.libbra.net