(
DINO - 18 fev, 2016) - Na CES 2016 , realizada em janeiro passado, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, a IEEE, a maior organização profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, convidou um total de 1.537 pessoas a responder uma pesquisa sobre o futuro da tecnologia de Realidade Virtual / Realidade Aumentada (RV/RA). Segundo os resultados obtidos, headsets imersivos podem estar com os dias contados. Quando questionadas sobre se esta tecnologia do ano virá avançar a um ponto onde headsets imersivos não serem mais necessários, mais de metade (52%) dos participantes respondeu que isso deve ocorrer em menos de duas décadas, até 2030. Além destes, outros 21% dos entrevistados responderam que isso será uma realidade até 2035, 15% até 2040 e 5% até 2045.
Realidade Virtual na Educação
Quando perguntados qual a indústria que mais se beneficiará com a adoção massificada da tecnologia RV/RA, 36% dos participantes indicaram que é no setor da educação que acreditam que a tecnologia terá o maior impacto, onde se traduziriam em aplicações como salas de aula virtuais e livros didáticos com RV/RA. Outras indústrias que se destacaram no quesito que mais teriam impacto foram engenharia (24%), saúde (16%) e comunicação (9%).
"Estamos prestes a utilizar uma tecnologia que terá um efeito profundo em uma variedade de indústrias, como educação, saúde e negócios", disse Todd Richmond, membro do IEEE e diretor de desenvolvimento de protótipos avançados no Instituto de Tecnologias Criativas na Universidade do Sul da Califórnia.
"Tecnologias imersivas como RV/RA podem proporcionar um meio totalmente novo para a comunicação e em diversas experiências. Trabalhando na universidade, vejo possibilidades infinitas de como a realidade aumentada e virtual podem melhorar a experiência de aprendizagem, oferecendo um elemento mais interativo para os alunos, bem como atuar como uma ferramenta de ensino para educadores. É inspirador ver, com base nos resultados da pesquisa, que os consumidores são capazes de alinhar o valor desta tecnologia em outras áreas além do entretenimento".
Previsões Médicas
Embora RV/RA tenham o potencial para ajudar no campo da medicina - especialmente quando se trata de proporcionar aos pacientes uma visão geral dos próximos procedimentos cirúrgicos - a maioria dos entrevistados foi fortemente contrária à "previsão" através desta tecnologia. 60% dos entrevistados responderam de 8 a 10 em uma escala sobre seu nível de desconforto com esta opção (sendo 0 muito confortável e 10 desconfortável). Neste grupo, 34% escolheram 10 como resposta.
O Fator de Entretenimento
Usando esta tecnologia que pode fornecer uma experiência de estar virtualmente em qualquer lugar, foi solicitado aos participantes para classificar o primeiro lugar que gostariam de usar a realidade virtual. 30% escolheu a Lua / Marte / Espaço como seu local principal. "Viagem no tempo" veio em segundo lugar com 19%, seguido por "evento esportivo" 18%, "cidades populares" (16%) e "locais remotos ou extremos", como uma praia isolada ou no topo de uma montanha (11%).
De acordo com os resultados, os EUA devem ser o primeiro país a atingir a adoção em massa de RV/RA, acumulando 58% dos votos dos participantes. O Japão foi o segundo mais popular no quesito, com 21%, seguido pela China (12%). Brasil, Índia, Reino Unido e "Outros" (se o país desejado não foi listado) também tiveram considerações, mas refletiam uma pequena percentagem dos resultados.
Sobre a pesquisa
IEEE organizou a pesquisa em seu estande durante a CES 2016, de 6 e 9 de janeiro, questionando os participantes sobre suas impressões sobre o futuro desenvolvimento e aplicação de tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. O número total de entrevistados foi de 1.537.
Sobre a IEEE
O IEEE, Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) é uma organização profissional global dedicada ao avanço da tecnologia para o benefício da humanidade. Através de suas publicações amplamente citadas, conferências, padrões de tecnologia, e atividades educacionais e profissionais, a IEEE é a voz confiável em uma grande variedade de tópicos que vão desde sistemas aeroespaciais, informática e telecomunicações a engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos. Conheça mais acessando o site
http://www.ieee.org.
SPMJ Comunicações
55 11 3289-2699
www.spmj.com.br