(
DINO - 10 set, 2015) - Atualmente, a distribuição de press releases de forma ágil e eficiente, com o objetivo de emplacar pautas e divulgar adequadamente um cliente é uma tarefa difícil, e assessores têm cada vez mais buscado alternativas para potencializar suas estratégias de divulgação. Com o avanço da internet e das redes sociais, em que as notícias são cada vez mais perecíveis e há um universo de conteúdos disponíveis, a papel do assessor de imprensa é desenvolver estratégias eficazes para realizar seu trabalho, otimizando o tempo e ampliando os contatos com redações, jornalistas e outros profissionais de comunicação.
Novas estratégias
Além de desenvolver releases com conteúdos e pautas de qualidade, o assessor também precisa estar atento a novas estratégias de divulgação, para atender a seus clientes e desenvolver uma comunicação mais eficiente e com um diferencial. Os assessores também precisam ter em mente a importância de garantir uma maior visibilidade, que vai gerar destaque, retorno do público e até mesmo incremento nas vendas.
Uma maneira de garantir mais segurança, qualidade e rapidez para o processo de divulgação é contratar os serviços de
ferramentas virtuais distribuidoras de releases, como o DINO (Divulgador de Notícias). A proposta é oferecer um direcionamento e garantir a eficiência da divulgação. Assessores de imprensa, relações públicas, profissionais de marketing ou outros interessados enviam seus materiais de divulgação para o site, que conta com a assinatura de milhares de jornalistas, que buscam ali conteúdos de seus interesses, segmentados por editoriais. O DINO também possibilita a criação de releases multimídia, que podem contar com texto, áudio e vídeo, além de links específicos, que irão incrementar o processo de divulgação e assessoria. A ferramenta também realiza a indexação automática dos conteúdos publicados no Google e em outros mecanismos de busca, além de ter sistemas de parceria com importantes portais de notícias, sites e blogs variados, divulgando os releases para um público mais amplo e garantindo maior visibilidade.
Releases mais eficientes
Antes de decidir qual a melhor forma de distribuição do press release, o assessor de imprensa precisa estar atento à qualidade do conteúdo a ser divulgado, bem como à relevância das pautas que pretende trabalhar. O release é a parte fundamental das estratégias de assessoria de imprensa e ações de comunicação, e além da qualidade do seu conteúdo, precisa estar adequado aos propósitos do cliente, potencializando a divulgação de seus produtos e serviços.
O release também pode ser voltado para a divulgação de ações específicas que precisem de uma atenção maior da mídia. O press release, nesse caso, representa uma ponte entre fontes e imprensa em geral, e o assessor de imprensa é o intermediário que deve estar sempre pensando em novas pautas que possam ser do interesse tanto de seus clientes quanto de jornalistas. O DINO ajuda na construção dessa relação entre clientes, assessores e jornalistas, segmentando os conteúdos divulgados em mais de 100 editoriais. Um dos maiores projetos do país nesse segmento, atualmente o DINO distribui material que é replicado em mais de 100 sites parceiros e agências de notícias, além de contar com mais de 20 mil jornalistas cadastrados, que podem optar por receber um mailing diário com editorias específicas de acordo com seus interesses.