(
DINO - 20 out, 2016) - Poucos consumidores imaginam que além de verificar a data de fabricação na embalagem, existem outros métodos para garantir um maior tempo de uso para o azeite. A Olitalia, marca de azeites mais distribuída ao redor do mundo, explica que abrir a garrafa para alterar o recipiente do produto ou misturá-lo com ervas e especiarias, por exemplo, pode diminuir seu tempo de vida útil.
É possível também garantir os benefícios do azeite atentando-se às condições de armazenamento. Calor e luz, principalmente a do sol, podem ser danosos e acabam por suspender a ação dos componentes que são benéficos para a saúde. As garrafas de vidro escuro garantem maior durabilidade ao produto, que pode ser armazenado por até dois anos a partir da data de fabricação, se a garrafa for mantida fechada evitando a entrada de oxigênio.
É importante que o produto escolhido seja de boa qualidade, o que não pode ser definido pela porcentagem de acidez, que é apenas um parâmetro exclusivamente químico, e não é possível ser sentido e diferenciado por meio do paladar humano. Sobre o contato com o calor, o consumidor precisa saber que é possível cozinhar com azeites extravirgem, pois a maior quantidade de antioxidantes garante que o produto suporte o aquecimento com eficácia.
A Olitalia sugere que o azeite seja consumido dentro do prazo de 24 meses. No Brasil, a empresa comercializa sua extensa linha de azeites de oliva extravirgem, dentre eles o Verdenso, produto não filtrado que contém pequenas partículas de azeitona, como pele e polpa. Azeites não filtrados têm qualidade e saudabilidade garantidas, já que são ricos de antioxidantes, componentes benéficos presentes na azeitona.
Website:
http://olitalia.com.br/