A Semana Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro, tem tudo para consolidar a recuperação do comércio brasileiro. Alfredo Cotait, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que apoiam o evento em parceira com o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) e mais 80 entidades, estimou na terça-feira (18/8) que as vendas devem ser impulsionadas no mês de setembro.
“A Semana Brasil certamente vai estimular as vendas neste período, em que tradicionalmente não há datas comerciais. É possível que registremos um aumento entre 10% e 15% em relação ao mês anterior, o que já nos deixaria satisfeitos, mas sabemos que provavelmente será inferior a 2019”, disse Cotait, que espera ainda um impacto no nível do emprego no comércio. “Desejamos também que a Semana Brasil estimule a retomada do comércio e a geração de empregos no setor por conta do aumento previsto no movimento das lojas”, complementou o presidente da ACSP.
Alfredo Cotait participou na terça-feira (18/8) de uma reunião virtual de alinhamento entre o IDV e as entidades que fazem parte do evento em todo o país. Outro participante, o presidente do IDV, Marcelo Silva, também está otimista com a retomada do movimento no comércio e no varejo. Silva lembrou que a edição do ano passado da Semana Brasil já foi um sucesso, com aumento de 10% nas vendas do varejo físico e de 30% no comércio on-line.
Marcos Gouveia, conselheiro do IDV, ressaltou durante a reunião virtual que a edição de 2020 da Semana Brasil tem um objetivo ainda mais ambicioso, já que deve ajudar a retomar o desenvolvimento de todo o comércio, varejo e serviços que foram duramente afetados pela crise agravada com a pandemia de Covid-19.
Gouveia destacou que a Semana Brasil vai auxiliar sobretudo as pequenas e médias empresas – que são 90% dos negócios no Brasil - a alavancarem suas vendas neste período. “As grandes empresas em geral podem desenvolver suas próprias estratégias de vendas, mas os pequenos terão facilidade para baixar todo o material promocional e de visualização da Semana Brasil gratuitamente no site do evento”, disse Gouveia. Todo o material já está disponível no site.
Alfredo Cotait ressaltou o engajamento das entidades e seus associados nas iniciativas da Semana Brasil. Ele lembrou que as 15 distritais da ACSP, por exemplo, estão trabalhando em conjunto para divulgar o evento.
O presidente do IDV disse acreditar que a data será fixada definitivamente no calendário comercial brasileiro. Tradicionalmente, setembro é um mês sem nenhuma data comemorativa que estimule o comércio. O evento tem o objetivo de unir todo o comércio e o varejo do Brasil para criar uma nova realidade e celebrar a retomada segura e responsável, da economia e dos empregos. Iniciada em 2019, a Semana Brasil está alicerçada em três pilares: colaboração, otimismo e oportunidade.
Para saber mais, acesse o site da Semana Brasil:
https://participesemanabrasil.com.br/
Mais informações para a imprensa
Tamer Comunicação
Paulo Fortuna,
paulo.fortuna@tamer.com.br, (11) 96569-8872
Assessoria de Imprensa ACSP
Danielle Pessanha, dpessanha@acsp.com.br, (11) 3180-3387
Patrícia Baptista, pgbaptista@acsp.com.br, (11) 3180-3220
Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.
Enable Ginger
Cannot connect to Ginger Check your internet connection
or reload the browserDisable in this text fieldEditLog in to edit with GingerLog in to edit with Ginger
Enable GingerCannot connect to Ginger Check your internet connection
or reload the browserDisable in this text fieldEditEdit in GingerEdit in Ginger