Releases 29/02/2016 - 16:45

Fibromialgia - causas, sintomas, diagnóstico, tratamento


(DINO - 29 fev, 2016) - Ligada também à depressão, distúrbio do sono, fadiga, dores de cabeças e ansiedade, a fibromialgia é uma síndrome comum em que o indivíduo sente dores por todo o corpo. Segundo os médicos, a doença acarreta longos períodos com sensibilidade nos músculos, articulações, tendões e em outros tecidos moles.

Causas

Os especialistas no assunto apontam que as causas da fibromialgia ainda são desconhecidas. Porém, há fatores que estão associados a esta doença. Além dos que já citamos acima, a genética e as infecções por vírus e doenças autoimunes também estão envolvidas nas causas da fibromialgia.

Sintomas

? Dormência e formigamento nas mãos e nos pés;
? Dor generalizada em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar;
? Redução na capacidade de se exercitar;
? Fadiga;
? Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada;
? Dificuldades cognitivas;
? Problemas de memória e de concentração;
? Palpitações.

Ajuda médica

Por serem idênticos a sintomas de outras síndromes, os sintomas de fibromialgia é reconhecido por um reumatologista. Esse motivo faz com que o paciente, durante a consulta, responda cautelosamente certas questões do profissional. Dentre as perguntas, o médico irá querer saber:
? Sobre problemas médicos que teve no passado, bem como o de seus parentes;
? Sobre os sintomas e a intensidade das dores que sente;
? Sobre os medicamentos e suplementos que toma;
? Se apresenta problemas ao dormir;
? Sobre eventuais sintomas de ansiedade e depressão.

Diagnóstico de Fibromialgia

Diferente do que muitos acreditam, segundo informações, não há testes laboratoriais que possam executar o diagnóstico. Este é feito clinicamente, por meio do exame físico e da história dos sintomas.

Apesar de não haver testes, o médico pode solicitar exames de sangue, com o intuito de identificar outras doenças com sintomas parecidos (como lupus eritematoso, artrite reumatóide ou doenças da tiróide, por exemplo).

Tratamento de Fibromialgia

Quando os medicamentos e os cuidados não medicamentosos são unidos, o tratamento de fibromialgia é mais eficaz. Nesse processo, o foco é evitar a incapacidade física, melhorar a saúde de modo geral e minimizar os sintomas. Por essas questões, o tratamento pode envolver:
? Terapia cognitivo comportamental;
? Fisioterapia;
? Métodos para alívio de estresse (massagem leve e técnicas de relaxamento);
? Programa de exercícios e preparo físico.

Medicamentos para Fibromialgia

Lembre-se que só o médico pode dizer qual o medicamento é mais indicado para o seu caso. Através do profissional, você saberá a dosagem correta e a duração do tratamento. Uma importante recomendação dos especialistas da saúde é nunca se automedicar.

Os medicamentos mais utilizados para combater os sintomas da doença são vários, envolvendo uma ampla gama de princípios ativos diferentes, como antidepressivos, analgésicos, anti inflamatórios e tranquilizantes, todos com o intuito de reduzir a dor e aumentar o bem estar do paciente.

Também são altamente recomendados os nutracêuticos, complementos alimentares com alguns elementos específicos, que ajudam a reduzir a fadiga e auxiliam no metabolismo de carboidratos. Estudos revelam que pacientes com fibromialgia tem deficiências em certos elementos, todos eles presentes em um composto de nutracêutico elaborado pela PH Magistral. São eles:
? Ácido málico ? essencial para o metabolismo de carboidratos e manutenção de níveis apropriados de glicose;
? Magnésio quelado ? estudos (Bazzii et al. 2008) apontam que a deficiência deste mineral tem papel fundamental na doença;
? Zinco quelado ? baixos níveis de zinco estão relacionados à fadiga própria da fibromialgia (Sedul et al. 2008);
? Coenzima Q10 ? antioxidante, reduz a fadiga.
Website: http://www.phmagistral.com.br/