Arapongas/PR--(
DINO - 16 mar, 2017) - Associados do Projeto Brazilian Furniture da ABIMOVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e expositores na 11ª Movelpar ? Feira de Móveis do Paraná, aberta nessa semana no Expoara, em Arapongas/PR, e que segue até hoje (16), participam desde terça-feira (14) do Projeto Comprador Internacional, realizado dentro da Feira. Ao todo, serão mais de 800 rodadas de negócios de cerca de 15 minutos, nas quais fabricantes podem expor e vender seus produtos para empresas de países como África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Panamá, Porto Rico, Trinidad e Tobago e Uruguai.
Neste ano, 55 empresas brasileiras se inscreveram para as rodadas de negócios, dentre as quais 17 participam pela primeira vez. É o caso da Albatroz, especializada em dormitórios: presente há 30 anos no mercado, entrou há apenas dois anos na área de exportações e busca novos clientes internacionais. "Nosso objetivo é conquistar os clientes de fora, e nisso o Projeto Comprador tem ido muito além das expectativas. Conseguimos bastante sucesso, fechando negócios especialmente com Argentina e Bolívia", conta Renato Sobrinho, representante da marca.
Outras, como a veterana Móveis Carraro, que veio para a Movelpar especialmente para participar das rodadas de negócios, aproveitam a oportunidade para conhecer novas empresas do exterior e ampliar ainda mais a lista de clientes. "Pude conversar com alguns compradores que ainda não conhecia. Então é um projeto que vale muito a pena participar", diz o representante Cleberton Ferri.
Entre os compradores, a opinião unânime é que a principal vantagem em fechar negócios com fabricantes brasileiros é o preço, aliado à qualidade do material e acabamento. Carlos Casareto, representante da argentina Delos, conta que a previsão é que as trocas comerciais com o Brasil se expandam: "Os preços brasileiros são bem reduzidos, então viemos para a Feira com boas expectativas", conta.
A Colômbia é outro negociante de peso, por possuir um mercado de produção de móveis muito reduzido em comparação com o Brasil, como explica Juan Velez, da Muebles Jamar, participante do Projeto pela oitava vez: "Se lá existem uns cinco ou seis fabricantes de chapas, aqui tem mais de mil, e grandes. Os móveis brasileiros possuem acabamento e material diferentes, então nós viemos conferir as novidades e tendências e estamos fechando bons negócios".
Já a sul-africana Fair Price começou a importar do Brasil há cerca de um ano e percebeu grande aceitação do público. "Nossos consumidores gostam muito do design e do acabamento dos móveis brasileiros, que têm qualidade maior também", revela o representante da marca Hassan Hussain Ahmed. Por questões trabalhistas, o país possui um mercado mobiliário pequeno. "Fica muito mais barato importar do Brasil do que produzir lá", completa.
O Projeto Comprador Internacional tem apoio da APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ABIMOVEL, Sebrae Nacional e Expoara, com realização do SIMA (Sindicato de Indústrias de Móveis de Arapongas). Amanhã, 16 de março, acontecem as últimas rodadas de negócios, no estande do Projeto na Feia, das 8 às 13 horas.
SERVIÇO
Movelpar 2017- Feira de Móveis do Paraná
Data: De 13 a 16 de março de 2017
Local: Expoara ? Centro de Eventos, em Arapongas/PR
Horário: Das 13 às 20 horas
Rodadas Projeto Comprador Internacional: de 14 a 16 de março, das 8 às 13 horas
Credenciamento:
www.movelpar.com.brWebsite:
http://www.movelpar.com.br