Rio de Janeiro--(
DINO - 25 abr, 2018) - Durante anos, a Ajinomoto Co., Inc. ("Ajinomoto Co.") divulgou informações sobre o umami, MSG (glutamato monossódico), alimentos e nutrição para ajudar as pessoas no Japão e em todo o mundo a comer e a viver bem. Em 11 de dezembro de 2017, a Ajinomoto Co. patrocinou o "Nature Café", organizado pela Nature Research, que publica produtos e serviços de alta qualidade representados pela prestigiada revista científica Nature. O objetivo foi realizar uma conferência científica tradicional, mas em uma atmosfera mais casual, para promover a discussão.
Com o tema "Ciência, cultura e comunicação do paladar", palestrantes dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão participaram de ampla discussão sobre os mecanismos fisiológicos do paladar, as razões pelas quais preferimos alguns gostos, os vários fatores que constituem a experiência do sabor e o impacto das informações em nossa dieta.
A diferença entre gosto e sabor
As pessoas normalmente usam as palavras "gosto" e "sabor" para o mesmo significado. Mas, cientificamente
falando, elas são completamente diferentes. O paladar é um dos cinco sentidos básicos do ser humano. Segundo Nicholas Ryba, principal investigador do Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos EUA, e um dos pesquisadores responsáveis por descobrir os receptores do gosto umami na língua, o paladar se baseia na língua e no cérebro, e nós não aprendemos sobre os gostos com base na experiência. Prova disso é que recém-nascidos mostram uma forte preferência pelo gosto doce horas após nascerem. Esses bebês não precisam aprender o que "doce" significa, ou que eles gostam disso. O motivo é que a preferência pelo doce está "conectada" ao sistema humano. De certo modo, o gosto é uma experiência objetiva, detectada na língua e processada pelo cérebro.
Já Kathrin Ohla, do Instituto Alemão de Nutrição Humana, diz que o sabor é algo muito mais complicado. O motivo é que ele envolve todos os sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Isso pode soar ilógico à primeira vista, mas considere o seguinte: nós gostaríamos tanto assim de café, se não tivesse um bom cheiro? Nós gostaríamos de comer em um restaurante chique, se a comida parecesse nojenta? Um sorvete seria tão saboroso se fosse duro e quente ao invés de macio e frio?
Outro componente essencial do sabor é a experiência. Pode ser por isso que as pessoas têm várias opiniões sobre quais sabores gostam e quais não gostam. Basicamente, quanto mais uma pessoa é exposta a um sabor, mais ela tende a gostar dele. Isso pode ajudar a explicar por que a maioria das pessoas acha que sua mãe faz a melhor comida do mundo. Outro fator que influencia nossa percepção de sabor é a expectativa. Quando você morde uma laranja, você espera que seja doce, suculenta e cítrica. Por outro lado, se o gosto fosse de frango, você provavelmente a cuspiria. A influência da expectativa nas nossas preferências e hábitos alimentares é muito importante quando se trata das informações que comunicamos a respeito dos alimentos.
Por que as informações sobre os alimentos importam?
A ciência tem demonstrado que informações, por escrito ou não, sobre produtos alimentícios suscita algumas
expectativas na pessoa que irá consumir o alimento, o que, por sua vez, influencia na percepção de sabor. O que você espera de um alimento rotulado como "orgânico"? Se você for como a maioria das pessoas, você espera que um sabor melhor, com menos gordura e mais fibras. Provavelmente, você está certo.
Outro exemplo interessante. Participantes de um estudo científico receberam dois recipientes de MSG. Um tinha "MSG" no rótulo e outro tinha "Umami". O rotulado como "Umami" realmente recebeu comentários de que seu sabor era melhor. De maneira semelhante, pessoas que receberam uma comida com o rótulo "pouco sal" e depois exatamente a mesma comida com o rótulo "sal adicionado" reportaram que o sabor da primeira era menos intenso. Finalmente, quem comeu uma saborosa mousse congelada achando que era sorvete sentiu um sabor amargo, e quem recebeu a informação de que aquilo era sorvete, sentiu um sabor agradável.
A percepção de sabor é complicada. Estudos científicos têm mostrado que isso pode ser manipulado com informações, e destacam a grande responsabilidade das empresas de alimentos e nutrição para garantir informações honestas e precisas para o consumidor. Informações desonestas ou imprecisas podem prejudicar o público em geral.
Sobre o MSG:
? MSG significa glutamato monossódico.
? Em contato com a língua, o MSG é dissolvido instantaneamente em suas partes constituintes: sódio e glutamato.
? Ambos são substâncias essenciais no corpo humano.
? O glutamato é um aminoácido encontrado em abundância em todo o corpo.
? O glutamato é o aminoácido dominante no leite materno.
? O glutamato é uma substância básica do paladar, que tem seus próprios receptores na língua.
? A segurança do MSG tem sido reafirmada repetidamente pelas principais organizações de segurança alimentar.
Qual o papel da Ajinomoto Co.ao apoiar uma comunicação científica precisa?
Está claro que cientistas de todo o mundo mudaram radicalmente sua postura em relação ao umami e ao MSG. Nós também mudamos nossa abordagem. Estamos dedicados a não somente usar a comunicação científica para desacreditar rumores e a desinformação sobre o MSG, mas também comunicar sobre seus benefícios em potencial com relação à redução do consumo de sal, melhora do apetite e aumento da saciedade.
Como uma grande empresa na área alimentícia, a Ajinomoto Co. possui uma forte responsabilidade como influência positiva na alimentação, na saúde e na vida das pessoas. É difícil causar um impacto perceptível com base somente no conteúdo nutricional dos temperos e o que podemos fazer é ajudar os consumidores a fazerem melhores escolhas alimentares ao tornar alimentos saudáveis mais atraentes. E iremos continuar a apoiar uma comunicação científica precisa, assim como fizemos ao patrocinar o evento Nature Café em Londres.
Nossa próxima parada é Nova York, onde iremos apresentar o World Umami Forum, em setembro. Esse evento reunirá cientistas, pesquisadores, nutricionista, chefs e a mídia para comunicar a verdade sobre o umami, o MSG e o modo como comemos e vivemos. Porque isso é intrínseco à nossa missão enquanto empresa.
Website:
http://www.ajinomoto.com