São Paulo - SP--(
DINO - 22 set, 2016) - A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, evento que deve ser organizado dentro das empresas durante uma semana com atividades voltadas para a prevenção dos acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
A legislação estabelece, na Norma Regulamentadora n° 5, da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho, que as empresas devem "promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)".
A legislação não determina nem tamanho da empresa e nem quantidade de empregados que sejam o número mínimo para organizar a SIPAT, o que leva a entender que seja uma atividade obrigatória para todas as empresas, independente do seu tamanho ou de seu ramo de atividades. Com a falta de detalhes na legislação, algumas empresas realizam a SIPAT em menos dias, considerando o evento como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho mas concentrando as atividades em um ou dois dias.
E todo ano, meses antes da realização da SIPAT, as empresas se deparam com o desafio de fazer um evento melhor que no ano anterior e muitas vezes com o mesmo orçamento. E é nestas horas que é necessário ser criativo e buscar soluções práticas.
O prazo de antecedência depende muito do porte da empresa, segundo Cristina Suzuki, da Seção Demais Suzuki Comunicação Ltda., de Santo André, empresa listada no oHub: "O ideal é iniciar os preparativos com 3 meses de antecedência, fechando a programação pelo menos um mês antes do início da SIPAT". Ela lembra ainda que é necessário providenciar todos os materiais impressos, os brindes e o agendamento das atividades, já que são muitas as demandas para a organização da SIPAT.
E um dos passos mais importantes para iniciar este processo, é achar bons fornecedores que possam realizar as palestras e atividades para a SIPAT daquele ano. Atualmente a Internet é o caminho natural para que esta busca aconteça, mas ficar pesquisando o site de dezenas de fornecedores é uma tarefa que ocupa um tempo precioso.
Foi pensando nesta necessidade que a plataforma oHub veio para ajudar a encontrar palestrantes e atividades para SIPAT. Através do site é possível preencher um único pedido indicando a quantidade de funcionários, a data e o tema definido que cerca de 5 fornecedores interessados entrarão em contato com suas ideias.
E além de economizar tempo na busca, os fornecedores já têm acesso a data e o perfil da empresa e do pedido para ver se está de acordo com o que oferecem, aumentando as chances de encontrar o fornecedor que se adeque perfeitamente as necessidades da empresa.
Em relação a escolha das atividades Cinara Andrade, de Curitiba, profissional da Cênicas Comunicação Institucional, empresa listada no oHub e que trabalha exatamente com criação de conteúdo, afirma que as atividades podem ser diversificadas dentro de um mesmo tema, aplicando-as de forma que haja assimilação dos treinamentos e isso pode envolver inúmeras abordagens, como por exemplo, peças e enquetes teatrais, game show, quizz animado e oficinas de teatro.
E no oHub processo de achar um fornecedor para estas mais variadas atividades é bastante simples: acessando a página
http://www.ohub.com.br/empresas/consultorias-e-afins/sipat-palestras-e-atividades é exibida uma lista das empresas cadastradas no oHub e com um único pedido de orçamento de palestras e atividades da SIPAT, feito em menos de 3 minutos, entrar em contato com todas elas.
O retornos dos fornecedores interessados ocorre em até 24 horas e ele será feito diretamente por eles. Somente o primeiro contato é pelo oHub, nos seguintes as empresas já negociam diretamente.
No oHub é possível também encontrar artigos com dicas, veja:
http://www.ohub.com.br/ideias/temas-e-atividades-para-sipat-devem-ser-tendencia-em-2016http://www.ohub.com.br/ideias/como-nao-errar-nos-temas-e-atividades-da-sipat/Website:
http://www.ohub.com.br