Pedregulho, SP--(
DINO - 01 ago, 2018) - Avaliar o conhecimento dos degustadores na distinção de cafés. Esse é o objetivo do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, competição que integra as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O campeonato de 2018 tem como anfitriões a O'Coffee e a Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC) e ocorrerá, nos dias 10 e 11 de agosto, na Fazenda O'Coffee, em Pedregulho (SP). O vencedor do certame garante sua vaga na competição mundial World Cup Tasters Championship, que será realizada no Brasil, em novembro, dentro da programação da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
Na disputa, que chega à 10ª edição este ano, 24 degustadores passarão por oito testes triangulares e precisarão distinguir, em cada grupo de três xícaras, aquela que tem um café diferente, no menor tempo possível. Os oito melhores colocados se classificam para a semifinal e passarão pelo mesmo processo. Os quatro primeiros vão à final e disputarão o título de campeão brasileiro, garantindo sua participação no campeonato mundial.
Desde 2016, a BSCA é a National Body no Brasil da World Coffee Events (WCE), entidade organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Essa condição confere à Associação o direito de realizar as etapas classificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões brasileiros para a fase final dos certames internacionais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers; (iv) Coffee in Good Spirits; (v) Cup Tasters; (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).
O objetivo de BSCA, Apex-Brasil e WCE é promover a excelência em café e os profissionais de barismo, classificação e degustação são fundamentais para a valorização do produto junto aos consumidores. "Os campeonatos brasileiros exercem a função de aproximar produtores, baristas e consumidores e evidenciar a importância do papel, dos desafios e das responsabilidades de cada um, o que é essencial para o desenvolvimento do mercado dos cafés especiais", conclui a diretora da Associação, Vanusia Nogueira.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O projeto setorial é desenvolvido em parceria pela BSCA e Apex-Brasil e tem como foco a promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país. O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros.
Iniciado em 2008, a vigência do atual projeto se dá entre maio de 2018 até o mesmo mês de 2020, tendo como mercados-alvo: (i) Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, Taiwan (Formosa) e Turquia para os cafés crus especiais; e (ii) Argentina, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / (35) 3212-6302 ou do e-mail
exec@bsca.com.br.
Website:
http://brazilcoffeenation.com.br