Bragança Paulista-SP--(
DINO - 27 mai, 2020) -
O Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, de Bragança Paulista-SP, implementou um plano de ação com o objetivo de construir 10 novos leitos de UTI Adulto para o combate ao Novo Coronavírus. A instituição, referência em procedimentos de média e alta complexidade para 11 municípios – abrangendo uma área com mais de meio milhão de habitantes –, luta para arrecadar o valor de R$ 450 mil, necessário para a operacionalização do setor. A ação conta com a solidariedade diária de doadores anônimos e grandes empresários sensibilizados com a nobre causa, porém, até o momento, não atingiu o valor estipulado.
“Pelo fato de nossa instituição ser referência em atendimentos de média e alta complexidade, os 20 leitos de UTI acabam por concentrar pacientes vítimas de politraumas, infartos ou AVC’s, fator que é potencializado pelo grande fluxo de veículos nas estradas e vias dos 11 municípios que assistimos. Diariamente, recebemos dezenas de ambulâncias do SAMU vindas das mais diversas localidades. Desta forma, pensamos em um plano de ação para ampliar o potencial regional no combate ao Novo Coronavírus”, explicou Frei Roberto Santos, diretor administrativo do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus.
Frei Roberto Santos contou que iniciou o projeto de antes mesmo de ter o valor necessário. A atitude, no entanto, é o reflexo do caminho trilhado pela Associação e Fraternidade São Francisco na Providência de Deus, entidade filantrópica mantenedora do HUSF: ela começou com uma pequena clínica para o tratamento de usuários de drogas em Jaci-SP, pequena cidade do interior paulista, em 1985. Hoje, é responsável por administrar mais de 70 obras no segmento da saúde pelo Brasil e pelo mundo.
“Nossas ações sempre foram guiadas pela Providência Divina. Portanto, iniciamos as construções dos leitos acreditando que a população se mobilizaria a ajudar. Felizmente, recebemos a solidariedade das mais diversas classes sociais: dos doadores anônimos aos grandes empresários. Embora o valor não tenha sido atingido, conseguimos comprar equipamentos e ficar mais próximo deste grande sonho”, ressaltou o franciscano.
O projeto fez com que o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, que também é única referência da região em tratamento oncológico completo via SUS, postergasse a inauguração do setor de Radioterapia – que já possui o prédio construído. Porém, Frei Roberto Santos acredita que o setor seja operacionalizado no contexto pós-pandemia.
“Nossa prioridade no momento é somar esforços no combate ao Novo Coronavírus. Infelizmente, o sonho da Radioterapia foi adiado, mas é nosso dever pensar nos acometidos por esta doença nova e com alto potencial de virulência, que vem crescendo diariamente pelo território nacional. Com trabalho e fé em Deus, conseguiremos concretizar os dois grandes sonhos traçados”.
Para realizar a doação, basta entrar no site oficial da instituição (www.husf.com.br), que expõe em um termômetro as atualizações diárias na conta solidária dos 10 novos leitos de UTI Adulto.
Website:
http://www.husf.com.br