Sorocaba-SP--(
DINO - 27 abr, 2017) - O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), instituição pertencente à Unimed Sorocaba, promove a cada três meses no setor de Hemodiálise o "Dia com o Chef", projeto de humanização que oferece aos pacientes delícias preparadas pelo chef Helber Antunes de Campos.
A nutricionista Flávia Rozendo Garcia explica: "O projeto visa a humanização do atendimento aliada ao prazer de uma alimentação saborosa. A união dos conceitos de ciência da nutrição com a arte da gastronomia, por meio de uma preparação atraente, é essencial para despertar a vontade de comer nos pacientes".
Para o diretor clínico do hospital, Gustavo Ribeiro Neves, a iniciativa contribui efetivamente com a recuperação dos pacientes. "Trata-se de uma ação bastante positiva que está em consonância com a proposta de tratamento humanizado da instituição", disse.
Os pratos são preparados pelo chef em parceria com o Setor de Nutrição e Dietética do hospital. Flávia explica que pessoas em tratamento dialítico devem ter uma alimentação adequada a elas. "Devido à perda total ou parcial das funções dos rins, não é possível eliminar pela urina os excessos de potássio, fósforo, sal, líquidos e outras substâncias oriundas da alimentação, por isso a importância de uma dieta equilibrada", pontua.
Ainda segundo a nutricionista, o paciente em diálise deve controlar sobretudo a quantidade de sal e líquidos da alimentação, sendo proibido somente o consumo de carambola, que contém uma substância tóxica para os portadores de doença renal. "O cardápio é cuidadosamente definido pelo setor, que zela pela recuperação nutricional e qualidade de vida de todos os pacientes", conclui Flávia.
Website:
http://szscomunicacao.com.br/