Releases 04/05/2017 - 05:39

Experiência do usuário no e-commerce: 5 fatos que você não pode ignorar


São Paulo--(DINO - 18 abr, 2017) - Muitos gestores de e-commerces investem bastante na captação de clientes, mas acabam não dando a devida atenção à experiência do usuário (UX).Em linhas gerais, a UX envolve as sensações de um usuário em relação a um sistema, serviço ou produto, destacando os aspectos cognitivos, afetivos, experienciais e valiosos que ocorrem entre o consumidor e a plataforma.No e-commerce, a experiência do usuário exige uma abordagem dinâmica, capaz de fazer com que os usuários consigam encontrar aquilo que procuram de forma rápida e intuitiva.Listei aqui 5 fatos que os gestores de e-commerce não podem ignorar a respeito da experiência do usuário.Acompanhe!1. O CAMINHO MAIS CURTO É O MAIS INTERESSANTEMuita informação por trás do e-commerce pode fazer com que a página demore pra carregar, e isso não é bom.O Google, por exemplo, recomenda que a página não demore mais do que 2 segundos para carregar.Se o seu e-commerce passar disso, você corre o risco do cliente sair sem comprar nada.Vem daí a necessidade de utilizar somente os scripts necessários para não comprometer o desempenho do site.O mesmo vale para as informações, que devem ser as mais sucintas possíveis.Por isso, evite propagandas em excesso, como banners e informações que podem ser mostradas em um segundo momento.A ideia é não utilizar muitos elementos para não confundir o usuário.Um case interessante é o da Net Shoes que, após verificar que muitos clientes abandonavam seus carrinhos, decidiu fazer alterações no layout e na estrutura para estreitar o caminho até a finalização da compra.Um layout mais limpo, textos grandes para facilitar a leitura e botões de ação bem definidos foram algumas das mudanças realizadas pelo e-commerce.O resultado foi o aumento de 2% nas vendas pouco tempo depois das alterações!Você pode até achar que 2% é pouco, mas imagine isso multiplicado por milhões de acessos em um mês?2. MENOS É MAISComo mostrei no tópico anterior, é necessário diminuir o caminho do cliente até a finalização da compra.Tratando-se de e-commerces, uma das principais formas de fazer isso é diminuindo o volume do formulário e a quantidade de informações solicitadas.Será que você precisa mesmo pedir o número de CPF, Data de Nascimento, Estado Civil, etc?A Digipix, por exemplo, adotou o login social:No momento do cadastro, o usuário pode puxar as informações diretamente da sua conta no Gmail, Twitter ou Facebook.Isso faz parte de uma tendência implementada por outras marcas em seus sites.3. INFORMAÇÃO É PODERO cliente precisa de informações completas antes de efetuar a compra, principalmente de um produto que ele só vê pela tela do computador.Por isso, é importante trazer imagens nítidas, descrições completas e reviews de outros usuários.A Amazon tratou do último item de uma forma surpreendente.Para oferecer informações completas aos seus clientes, a empresa destaca as opiniões mais bem classificadas por outros usuários.Dessa forma, o consumidor não vai perder tempo lendo reviews que não acrescentarão valor para a sua decisão de compra.4. TESTES A/B SÃO A SOLUÇÃOMuitas dúvidas surgem quanto à disposição de elementos, escolha de cores e formulários do e-commerce.Nessa hora, o ideal é não ficar no "achismo" e realizar testes A/B.Os testes A/B consistem em avaliar o tráfego de uma página em duas versões.Dessa forma, é possível evidenciar qual delas foi a mais interessante para a proposta do site.Antes de publicarmos o novo site da Casa de Imagem no início de 2016, nós fizemos um teste A/B, e os resultados foram simplesmente o dobro de acessos após a publicação da nova versão.Mas isso é assunto para outro artigo.5. COERÊNCIA É A CHAVEÉ importante que o negócio seja encarado como um sistema escalável, que requer um acompanhamento de sua evolução, bem como dos fatores relacionados à satisfação do consumidor.Por fim, vale lembrar que a experiência do usuário parte do processo de construção de uma boa experiência de compra.Trata-se de algo que deve ocorrer desde a escolha da plataforma, passando por todas as formas de interação do consumidor com o site.E aí, restou alguma dúvida sobre como melhorar a experiência do usuário em seu e-commerce?Deixe aqui nos comentários que produziremos os novos conteúdos baseados nas dúvidas de nossos leitores!