(
DINO - 23 jul, 2015) - Profissionais consagrados em suas carreiras entenderam que se manter no topo pode ser tão difícil quanto chegar até lá. Por isso eles buscam, cada vez mais, aperfeiçoar suas próprias qualidades com o objetivo de manter o conhecimento em constante renovação e evolução. Para conseguir isso, é preciso estar motivado e focado, afinal, por que uma pessoa que já conquistou tudo vai se preocupar com o futuro?
O processo de
coaching, tão demandado por gestores em grandes corporações, atua exatamente neste campo, ou seja, o cliente é levado a encontrar suas próprias razões para crescer profissionalmente e contribuir com a empresa em que opera. O resultado é o aumento do desempenho, que reflete nos ganhos da empresa e na melhoria da relação entre os colaboradores.
Grandes nomes
Muitas pessoas bem-sucedidas continuam encontrando no coach um aliado importante para não relaxar. Alguns exemplos mostram isso, afinal, Bill Gates e Eric Schmidt (CEO Google) não perderiam seu precioso tempo por algo que não fosse importante. O mesmo vale para importantes esportistas, como o tenista André Agassi.
No mercado corporativo, os resultados são mais do que comprovados. Uma pesquisa de um jornal de grande circulação no Brasil mostrou que 100% dos executivos que passaram pelo coaching tiveram algum tipo de melhoria em seu desempenho. Destes, 90% aumentaram a produtividade, 70% passaram a se relacionar melhor com os colegas de trabalho e 80% ficaram menos resistentes às mudanças dentro da organização.
Cresce em todo o mundo
Segundo a pesquisa Global Coaching Study, encomendada pela International Coach Federation, entre 2007 e 2012, o número de coaches no mundo inteiro saltou de 30 mil profissionais para quase 50 mil. Dos profissionais entrevistados, 60% disseram ter aumentado o número de pessoas que procuram por esse apoio.
As razões para entender o crescimento são muitas, como:
- O desejo dos grandes profissionais em se destacarem no mercado;
- A necessidade das empresas em manter os colaboradores engajados em seus projetos;
- A dificuldade em organizar a própria vida para que todos os objetivos sejam alcançados.
Por isso, pode ser bom negócio não somente passar pelo processo como também investir nesta profissão. O especialista deve ter, como características, a vontade de ajudar o próximo, a capacidade de ouvir, o dom de reconhecer os pontos fortes de seus clientes e fazer com que eles os enxerguem. Também é preciso focar no positivismo, no desapego e na empatia.
Sobre a SLAC Coaching
No Brasil, a referência na preparação de novos coaches é a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching). Ela é a única instituição nacional que tem o curso de graduação, que também é MBA, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Sua sede, em São Paulo, que é um verdadeiro centro de estudos e desenvolvimento do campo, já recebeu para capacitação mais de 15.500 pessoas, como presidentes de grandes empresas, gerentes, profissionais de recursos humanos e diretores de grandes organizações, além, claro, de especialistas em diversas outras áreas que entendem a necessidade de aprender e transmitir o conhecimento dentro do seu ramo de atividade.
Grandes corporações
Entre as empresas que já apostaram no conhecimento da SLAC Coaching estão a Rede Globo, o Grupo Bandeirantes, a Oi, a Vivo, a Casas Bahia, os Correios, o Bradesco, entre várias outras. Para conhecer mais sobre a SLAC Coaching e os
cursos oferecidos,
acesse o site.