Belo Horizonte, MG--(
DINO - 04 fev, 2016) - O ciclismo vem alcançando um crescimento significativo no Brasil e no mundo. A cada ano, mais e mais pessoas aderem à bicicleta como forma de esporte, lazer e meio de transporte. A força que as bikes vem ganhando, faz com que o setor de produção de bicicletas se consolide no país.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares ? Abraciclo, mesmo com a queda na produção e nas vendas de aproximadamente 10% relacionado ao ano de 2014, as grandes marcas nacionais continuam investindo no desenvolvimento de novos produtos e equipamentos, assim como no próprio maquinário das fábricas.
Com vários setores da economia passando por uma crise, a queda de 10% não assusta a indústria de bicicleta, que ganhou a inserção de três novas associadas: Sense Bike, Ox Bike e Houston. As novas associadas, com fábricas em Manaus, se juntam a Caloi, e aumentam a capacidade de produção no Brasil.
O empoderamento das bicicletas tem ligação forte com o uso cada vez maior destas como transporte urbano, aliado à uma política pública que passa a incluir em seu planejamento urbano a construção de infraestrutura cicloviária, tendo em vista a necessidade crescente de melhoria da mobilidade urbana, principalmente nos grandes centros.
De acordo com o estudo "
Perfil do Ciclista Brasileiro", feito pelas organizações não governamentais Observatório das Metrópoles e Transporte Ativo, com ciclistas de dez regiões metropolitanas do Brasil, a maioria usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%), e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). A maioria dos entrevistados coloca a redução do tempo de deslocamento e praticidade como principais pontos para escolher ir de bike, seguidos por saúde e custo.
Em um mercado cada vez mais consolidado, uma indústria mais forte e o aumento na qualidade dos produtos, o preço médio das bikes também estão subindo. Isso vem fazendo com que, infelizmente, o número de assaltos e furtos de bicicletas acompanhe essas estatísticas.
Foi-se o tempo em que os ladrões de bicicletas buscavam somente um trocado a mais no final do mês. Os assaltantes de hoje estão bem preparados, conhecem o valor das bicicletas e direcionam sua atenção para bicicletas específicas, que chegam a valer mais do que um carro popular.
Assaltos a mão armada, emboscadas, furtos a residência e
furtos durante o transporte da bike são perigos que quem pedala enfrenta ao sair para uma trilha ou pedalar pela cidade e estrada. E a sensação de insegurança que isto gera já tem feito crescer a procura por seguros de bicicleta.
O seguro de bicicleta é um produto relativamente novo no mercado brasileiro, e conta com um número pequeno de seguradoras que oferecem essa proteção. A grande maioria dos ciclistas tem um conhecimento pequeno sobre as vantagens desse produto. Segundo uma pesquisa realizada com mais de 500 ciclistas brasileiros pela
Veloseguro, 70% dos participantes não conhecem ou não sabem onde contratar um seguro de bicicletas.
Entretanto, esse número vem diminuindo. Mais e mais amantes do pedal procuram se informar sobre as opções de seguro e suas diferentes coberturas.
Uma pesquisa feita através do Google Trends mostra a quantidade de vezes que um termo foi pesquisado no Google. Colocamos os termos "Seguro de bicicleta" e "Seguro para bicicleta", para avaliarmos a quantidade de procura que esses termos tem desde 2008.
O resultado mostra como o interesse por seguros voltados para a bike vem crescendo com o passar dos anos. Foi somente em 2011 que o Google registrou um número significativo de pesquisas para colocá-lo no gráfico. Desde então, a procura vem aumentando a cada ano.
Entretanto, o seguro para bicicleta ainda
sofre com a existência de mitos e desinformação, muitas vezes não atraindo o ciclista para conhecer o produto. Mitos como: o seguro de bicicleta é muito caro ou
bicicleta sem nota fiscal não pode ser segurada, são alguns dos tipos de mitos que não condizem com a realidade dos seguros.
As seguradoras que trabalham com seguro de bicicleta no Brasil, disponibilizam diferentes coberturas, sendo que os seguros básicos cobrem
assalto (ou roubo), furto qualificado em residência e acidente ou dano enquanto a bike é transportada. Para quem quer mais proteção em um seguro só, já existem opções que cobrem danos que a bicicleta pode sofrer enquanto o ciclista pedala, com cobertura de danos a terceiros até acessórios como medidores de potência.
Os seguros de bicicleta estão caminhando lado a lado com a indústria da bicicleta no Brasil, e mostram que, apesar da recessão na economia brasileira, sua participação vem crescendo, e os sinais mostram que isso é só o começo.
Caso tenha queira saber quanto ficaria um seguro para sua bicicleta,
faça uma simulação gratuita aqui, e conheça as vantagens de pedalar seguro.
Website:
http://www.veloseguro.com/