HONG KONG--(
BUSINESS WIRE-
DINO - 04 fev, 2016) -
O Lenovo Group (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) informou hoje os resultados de seu terceiro trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro de 2015. A receita trimestral foi de US$ 12,9 bilhões, uma queda de 8% em relação ao ano anterior, ou 2% em relação ao ano anterior sobre uma base de moeda constante. A receita antes dos impostos do terceiro trimestre, excluindo custos não monetários, encargos relacionados a fusões e aquisições de US$ 77 milhões, foi de US$ 397 milhões, enquanto a receita antes de impostos reportada foi de US$ 320 milhões, um aumento de 17%, superando as estimativas dos analistas. A receita líquida foi de US$ 300 milhões, um aumento de 19%, também superando as estimativas de analistas.
As ações decisivas de realinhamento que a Lenovo anunciou em agosto de 2015 estão no caminho certo para alcançar US$ 1,35 bilhão em economias de taxa de extrapolação. Essas economias estão dando à Lenovo uma estrutura de custos que é significativamente mais baixa do que seus colegas. Combinado com sua execução sólida e conduta inovadora, a Lenovo está transformando seu modelo de negócio, processos e organização, posicionando-se para manter um negócio saudável no ambiente atual.
"No último trimestre, embora afetados pela desaceleração macroeconômica global, flutuações da moeda nos principais mercados e declínio do mercado de PC, a Lenovo pôde alcançar um alto recorde de lucro e entregou nosso compromisso de reverter o negócio de dispositivos móveis", declarou Yuanqing Yang, presidente do conselho e diretor executivo da Lenovo. "No futuro, em PCs, vamos aproveitar a tendência de consolidação, a substituição de PCs comerciais e oportunidades em categorias de produtos inovadores para impulsionar o crescimento. No setor de dispositivos móveis, vamos construir escala e eficiência para acelerar nosso crescimento nos mercados emergentes, avançar em mercados maduros com produtos inovadores e de marcas de primeira linha, e expandir no mercado aberto na China, com um portfólio de produtos mais forte. E, finalmente, na divisão empresarial, vamos alavancar tecnologias líderes e parcerias estratégicas para impulsionar o crescimento rentável."
O lucro bruto da empresa no segundo trimestre fiscal diminuiu 10% em relação ao ano anterior, para US$ 1,9 bilhão, com margem bruta de 14,6%. O lucro operacional no trimestre foi de US$ 379 milhões. O lucro básico por ação no terceiro trimestre fiscal foi de 2,71 centavos de dólar americano, ou 21,01 centavos de dólar de Hong Kong. As reservas líquidas de caixa em 31 de dezembro de 2015 totalizaram US$ 49 milhões.
Visão geral do grupo empresarial**
No
PC Group ou PCG, que inclui PCs pessoais e tablets com Windows, as vendas trimestrais da Lenovo foram de US$ 8 bilhões, uma queda de 12%, com receita bruta antes dos impostos de US$ 405 milhões, uma queda de 18% em relação ao ano anterior. A desaceleração maior do que a esperada no mercado de PCs e as flutuações cambiais prejudicaram os resultados do grupo PC. A margem de receita antes de impostos de 5% estava relativamente estável, diminuindo 0,4 ponto em relação ao ano anterior, mostrando pontos fortes operacionais da Lenovo.
A Lenovo continuou a ser a número 1 pelo 11.º trimestre consecutivo. Ela alcançou uma quota de mercado recorde de 21,6%, ampliando sua liderança sobre o fornecedor número 2. Ela enviou 15,4 milhões de PCs no trimestre, com um prêmio de 6,7 pontos para o declínio geral do mercado de 10,9%. No segmento de consumidores a nível mundial, a Lenovo teve participação recorde de 19,7% no mercado. Na China, a participação de mercado da Lenovo cresceu 1,7 ponto, o que lhe permitiu romper pela primeira vez o limite da quota de mercado de 40%. A Lenovo vai alavancar a consolidação da indústria, uma forte atualização comercial impulsionada pelo Windows 10 e novos deslumbrantes produtos conversíveis e destacáveis para aumentar a quota de mercado e alcançar sua meta de 30% do mercado mundial de PCs, mantendo uma forte rentabilidade.
No
Mobile Business Group, ou MBG, que inclui produtos da Motorola, a marca de telefonia móvel da Lenovo, tablets Android e smart TVs, a Lenovo cumpriu seu compromisso de equilibrar 4-6 trimestres depois da aquisição da Motorola, com a reestruturação bem-sucedida e um forte desempenho em mercados emergentes mercados fora da China.
As vendas trimestrais da unidade foram de US$ 3,2 bilhões, uma queda de 4% em relação ao terceiro trimestre do ano fiscal 2014-15, que incluiu dois meses de resultados da Motorola. A Motorola contribuiu com US$ 2 bilhões para o rendimento do MBG da Lenovo. As perdas da receita bruta do MBG foram de US$ 30 milhões, com uma margem de perdas antes de imposto de 0,9%, 7,2 pontos acima na base trimestral.
O volume total de smartphones diminuiu 18,1% em relação ao ano anterior, com 20,2 milhões de unidades vendidas. Fora da China, a Lenovo viu uma taxa de crescimento de 15% em relação ao ano anterior, impulsionada por mercados emergentes fora da China. A Lenovo presenciou um hipercrescimento na remessa de smartphones na Índia e Indonésia, que cresceram 206% e 318%, respectivamente. No último trimestre, 75% do volume estava fora da China; neste trimestre aumentou para 83%. Além disso, a Motorola viu as remessas saltarem 25% em relação ao trimestre anterior, demonstrando uma maior estabilização. Na China, a reestruturação da Lenovo começou a mostrar resultados. E uma nova estratégia sólida de marca dupla ? com duas marcas principais Lenovo Moto e Lenovo Vibe ? está definida impulsionando consistência e eficiência para o negócio de smartphone.
No
Enterprise Business Group, ou EBG, que inclui servidores, armazenamento, software e serviços vendidos tanto sob as marcas ThinkServer e System x, as vendas foram de US$ 1,3 bilhão, um aumento de 8% em relação ao ano anterior e 12% na base trimestral. O System x apresentou vendas de aproximadamente US$ 1 bilhão. O PTI reportado ? que incluiu encargos contábeis não monetários relacionados a fusões e aquisições ? foi negativo em US$ 14 milhões, melhorando tanto anualmente e sequencialmente. O setor de EBG foi operacionalmente lucrativo no trimestre. Além disso, ele entregou melhores receitas e receita operacional antes de impostos a cada trimestre desde que o System x foi adquirido.
Esse desempenho foi impulsionado por vitórias de hiperescala na China. O EBG estabilizou seus negócios com foco no centro de dados tradicional, enquanto atacou a nuvem em rápido crescimento, oportunidades em hiperescala e hiperconvergidas. Na frente da parceria, novas parcerias promissoras com participantes de software e hiperconvergentes ? Nutanix, Red Hat e, apenas recentemente, a SAP ? diferenciam as ofertas da Lenovo e reforçam sua competitividade. A Lenovo continua no bom caminho para atingir sua meta de US$ 5 bilhões para o negócio empresarial no ano fiscal 2015-16, com base em moeda constante.
Visão geográfica geral
Na China, as vendas consolidadas no terceiro trimestre fiscal caíram 14% em relação ao ano anterior, para US$ 3,5 bilhões, representando 27% das vendas da empresa no mundo todo. A margem da receita antes de impostos caiu 1 ponto, para 4,7% em relação ao ano anterior.
No setor de PCs, China registrou participação recorde de 40% do mercado. No setor de dispositivos móveis, forma tomadas ações para melhorar o desempenho do canal. Com a nova estratégia de duas marcas e melhor portfólio de produtos, o desempenho dos dispositivos móveis está melhorando. A receita com a divisão empresarial aumentou 30% das fortes remessas do ThinkServer aos clientes de hiperescala Baidu, Alibaba e Tencent, permitindo à Lenovo manter sua primeira posição no mercado de servidores x86 China.
Na região
Ásia-Pacífico, a Lenovo alcançou vendas em toda a região de aproximadamente US$ 2 bilhões, ou 15% das vendas globais da Lenovo; enquanto as margens operacionais caíram 4,4 pontos, para 1,0% em relação ao ano anterior, principalmente devido à contração no mercado de PCs no Japão e impactos de flutuação da moeda.
No setor de PCs, a Lenovo manteve sua primeira posição, com 18,9% de participação no mercado, 2,8% acima em relação ao ano anterior. Esse desempenho foi impulsionado pela Índia, que cresceu 55% na base anual. O setor de dispositivos móveis registrou forte crescimento 123% na remessa de smartphones em toda a região, impulsionado por um forte momento na Índia e Indonésia, que cresceu 206% e 318%, respectivamente. Finalmente, a divisão empresarial aumentou sua participação e melhorou a rentabilidade.
A Lenovo na
Europa, Oriente Médio e África consolidou vendas de US$ 3,5 bilhões no segundo trimestre, uma queda de 15% em relação ao ano anterior, atingida por mudanças no câmbio internacional e um mercado de PC significativo. A região da Europa, Oriente Médio e África acrescentou 27% para as vendas totais mundiais da Lenovo. A margem de receita operacional foi de 1,7%, uma queda de 1,3 ponto em relação ao ano anterior.
A Lenovo manteve sua segunda posição no mercado de PCs regionalmente, com participação de 19,4%. No setor de PCs para consumidores, ela manteve a primeira posição pelo oitavo trimestre consecutivo. No setor de dispositivos móveis, a Lenovo teve um recorde de 4,7 milhões de remessas, um aumento de mais de 48% em relação ao ano anterior. Na divisão empresarial, a Lenovo investiu recursos para continuar a estabilizar a linha mais importante.
Nas
Américas, a Lenovo teve uma queda de 7% nas vendas consolidadas em relação ao ano anterior, para aproximadamente US$ 3,9 bilhões no terceiro trimestre. Isso representou 31% das vendas mundiais da Lenovo. O lucro operacional na região foi de US$ 76 milhões, contra uma perda de US$ 22 milhões registrados no mesmo período do ano passado. A margem de lucro operacional foi de 1,9%. O desempenho melhorado foi resultado do recente realinhamento comercial global e de ações de reestruturação no Brasil e América Latina.
Regionalmente, a fatia de mercado de PC aumentou para 1,9 ponto percentual desde o ano passado, para 13,1%, de acordo com as estimativas preliminares do setor. O sólido desempenho foi impulsionado pelo forte crescimento no mercado crítico de PCs nos EUA, onde as remessas cresceram 21% em relação ao ano anterior contra um declínio de 4% do mercado. Isso trouxe a quota de mercado da Lenovo nos EUA para 12,5%, um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao ano anterior. No setor de dispositivos móveis, os novos telefones Motorola impulsionaram um forte aumento de 52% nas remessas trimestre a trimestre na América do Norte, enquanto algumas oportunidades de hiperescala geraram bons resultados para o setor empresarial.
** Consulte dados IDC do 4.º trimestre de 2015
** A empresa forneceu análises financeiras por produto através do anúncio dos resultados do 2.º trimestre do ano fiscal 2014/2015. Após a finalização dos investimentos para a Motorola e System x durante o 3.º trimestre do ano fiscal 14/15 da Lenovo, a empresa começou a relatar por grupo empresarial, a fim de auxiliar a compreensão do desempenho dessas empresas.
Sobre a Lenovo
A Lenovo (HKSE: 0992) (PINK SHEETS: LNVGY) é uma empresa listada no ranking Fortune 500, avaliada em US$ 46 bilhões e líder no fornecimento de tecnologia inovadora para uso comercial, empresarial e por consumidores. Nosso portfólio de produtos e serviços seguros e de alta qualidade incluem computadores (incluindo o lendário Think e as marcas YOGA multimodais), estações de trabalho, servidores, armazenamento, smart TVs e uma família de produtos móveis como smartphones (incluindo a marca Motorola), tablets e aplicativos. Junte-se a nós no
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GRUPO LENOVO RESUMO FINANCEIRO Para o trimestre fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2015 (em milhões de USD, exceto para dados de participação acionária) |
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T3 15/16 | |
T3 14/15 | |
Mudança em relação ao ano anterior |
Receita | | 12.913 | | 14.092 | | -8% |
Lucro bruto | | 1.885 | | 2.097 | | -10% |
Margem de lucro bruto | | 14,6% | | 14,9% | | -0,3 ponto |
Despesas operacionais | | (1.506) | | (1.772) | | -15% |
Relação Despesas/receita | | 11,7% | | 12,6% | | -0,9 ponto |
Lucro operacional | | 379 | | 325 | | 17% |
Outras despesas não operacionais | | (59) | | (51) | | 16% |
Receita antes dos impostos reformada | | 320 | | 274 | | 17% |
Receita antes dos impostos (*excluindo encargos monetários não contábeis relacionados a fusões e aquisições) | | 397 | | 348 | | 14% |
Tributação | | (26) | | (17) | | 50% |
Lucro líquido no período | | 294 | | 257 | | 14% |
Participação minoritária | | 6 | | (4) | | Não consta |
Lucro atribuível aos acionistas | | 300 | | 253 | | 19% |
Ganhos por ação (centavos de USD)
Básico
Diluído | | 2,71 2,70 | | 2,32 2,30 | | 0,39 0,40 |
* Encargos monetários não contábeis relacionados a fusões e aquisições de US$ 77 milhões foram excluídos desta métrica (FY14/15 T3: US$ 74 milhões).
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