Releases 22/08/2016 - 11:59

Profenid: indicações e contraindicações de uso


(DINO - 22 ago, 2016) - O Profenid é um medicamento, cujo princípio ativo é o cetoprofeno e ele é comumente usado para o tratamento de inúmeras doenças inflamatórias ou reumáticas. Ele atua como um amenizador de dores, inclusive em momentos pré e pós cirurgias.

Por ser anti-inflamatório, ele diminui ou mesmo elimina completa as inflamações do corpo. Possui ainda um princípio analgésico, como citado acima, diminuindo ou eliminando totalmente quaisquer dores. Ele é classificado também como um medicamento antitérmico, auxiliando na redução da febre.

O Profenid está presente na forma de comprimidos, gotas, supositórios e também na forma injetável.

Indicações de uso para o Profenid

Pode-se indicar o uso de Profenid nos seguintes casos:
? Doenças reumáticas (gota, artrite reumatoide, osteoartrite, entre outras);
? Dores no ciático;
? Bursite;
? Tendinite;
? Dores na cervical;
? Dores na lombar;
? Nevralgia;
? Pré e pós operatório;
? Sinusite;
? Dores de cabeça;
? Dor de dente
? Processos inflamatórios variados;
? Dores agudas;
? Torções;
? Luxações;
? Fraturas.

Contraindicações do uso do Profenid

O Profenid é contraindicado para pessoas que possuem algum nível de alergia ao seu princípio ativo, o cetroprofeno e ao AAS (ácido acetilsalicílico).

Pessoas que já tiveram problemas com úlcera péptica, seguida ou não de um processo hemorrágico ou ainda que já tiveram algum tipo de sangramento do trato gastrointestinal também não devem tomar a referida medicação.

Mulheres entre o 7° e o 9º mês de gravidez estão terminantemente proibidas de consumir a medicação.
Pessoas portadores de insuficiência do coração, fígado e rins também não podem tomar o medicamento.

Vale lembrar que por ser uma medicação do tipo não hormonal, ela não é indicado para mulheres que desejam engravidar.

Efeitos colaterais do uso de Profenid

Assim como inúmeros medicamentos, o uso de Profenid pode causar alguns efeitos colaterais. Ele deve ser ministrado apenas durante o tempo prescrito pelo médico, pois o seu consumo de modo ininterrupto e por período prolongado pode causar alguns efeitos colaterais.

Quando o medicamento é ministrado de forma injetável, ele pode deixar a região onde foi aplicado bem dolorida, contudo essa dor é dissipada após algum tempo.

Ele pode ainda causar alguns problemas no trato gástrico, como dores de estômago, azia, má digestão, queimação, vômitos, náuseas.

Algumas pessoas relataram ainda desequilíbrio corporal, tonturas, vertigens, fotossensibilidade, zunido nos ouvidos e excesso de sono.

Polêmicas envolvendo o uso de Profenid
De alguns tempos para cá tem crescido a busca por um corpo musculoso e definido, "trincado". O mundo fitness está cada vez mais na moda e as pessoas têm procurado meios de "hackear" seus resultados em busca de um corpo "sarado".

Treinos musculares intensos são altamente estimulados, contudo provocam fortes dores musculares, devido ao grande esforço físico. Desta feita, algumas pessoas procuram tomar anti-inflamatórios, como o Profenid, por exemplo, para amenizar as dores dos treinos.

A postura do "No pain, no gain" (ou em português "Sem dor, sem ganhos"), que além do óbvio abuso de prática de exercícios, pautado na ideia de que um treino muscular só é suficientemente bom se provocar dores e cansaço, pode levar ao abuso de anti-inflamatório.

Entretanto, os anti-inflamatórios podem acabar ocasionando prejuízos para quem desejar aumentar a massa muscular (hipertrofia) e a recuperação desses músculos no pós-treino.

Cuidados com o uso de Profenid

O uso do Profenid, assim como qualquer outro medicamento, deve ser realizado apenas sob prescrição médica e não por meio de automedicação. Doses excessivas do medicamento podem trazer sérias consequências para a saúde do paciente.