(
DINO - 27 nov, 2015) - Investir em comunicação corporativa é algo essencial para o bom andamento de uma empresa. Através dela, todas as informações são transmitidas aos devidos setores, de forma clara, objetiva e padronizada. Além disso, essa comunicação interna faz com que os funcionários de uma empresa se sintam mais seguros e motivados. O resultado disso é um ambiente de trabalho mais agradável e uma maior credibilidade tanto com seu público interno, quanto externo.
Existem diversos tipos de ferramentas de comunicação interna e é preciso saber qual é a mais apropriada para a sua empresa. Para escolher a ferramenta ideal é necessário conhecer o perfil da empresa e também de seus funcionários. Afinal, uma mesma informação pode ser transmitida de maneiras diversas, de acordo com os níveis hierárquicos da empresa.
Quer descobrir quais ferramentas de comunicação a sua empresa realmente precisa? Veja aqui algumas opções:
Chat corporativo
Optar por um sistema informatizado é uma ótima decisão para as empresas que querem automatizar a comunicação da empresa e minimizar falhas. Um software que ofereça mensagens de texto instantâneas, organização de departamentos, e possibilidade de ser acessado de qualquer lugar, inclusive de smartphones, é o ideal para quem quer agilidade e clareza nos processos. Através desse tipo de ferramenta, é possível, inclusive, ter acesso aos históricos de conversa e sanar dúvidas ou mal-entendidos.
Jornais e murais informativos
Essas são boas ferramentas para fazer circular as principais informações de uma empresa entre seus departamentos. O ideal é que esses meios de comunicação fiquem localizados em locais de fácil acesso a todos, como refeitório, copa/cozinha, entrada/saída de funcionários, próximos ao relógio de ponto etc.
Reunião coletiva
A reunião coletiva é uma boa forma de passar informações de maneira seletiva a cada setor. Nessas reuniões, as pautas são direcionadas ao departamento envolvido, onde são debatidos os projetos a serem desenvolvidos e possíveis ajustes de pontos divergentes entre a equipe. Essas reuniões promovem o esclarecimento das normas da empresa, garantindo o bom desempenho de todos.
Intranet
Devido à crescente busca por redução de custos, muitas empresas estão usando a intranet como ferramenta de comunicação corporativa. Com esse tipo de ferramenta a informação é passada a todos rapidamente, tendo um alcance muito maior.
Aos que optarem por esse tipo de sistema, vale lembrar que, antes de mais nada, é preciso verificar se todos da empresa possuem acesso à internet e sabem como usá-la. Afinal, você não vai querer correr o risco de as informações não chegarem a todos, devido a falhas de comunicação, não é mesmo? Se você verificar, por exemplo, que alguns funcionários não têm habilidade para lidar com esse novo sistema, oferecer um treinamento antes de inserir a intranet é uma boa solução.
Eventos
Promover eventos em sua empresa pode ser uma forma de atrair clientes e investidores. Workshops, palestras, congressos e feiras são ótimas ocasiões para adquirir e compartilhar conhecimento, fazendo a informação circular dentro e fora da empresa. Além disso, eventos quebram a rotina do dia a dia e podem ser uma oportunidade de aproximar pessoas.
Informativos e impressos
Informativos e impressos são ferramentas essenciais dependendo da relevância da informação a ser transmitida. Dessa forma, fazer com que todos da empresa recebam essas informações sob a forma impressa, torna clara a importância do conteúdo veiculado e, sobretudo, da ciência daquela informação.
Normativas e regulamentos
Essas ferramentas veiculam normas dos departamentos e da companhia, como um todo. Toda empresa precisa esclarecer como funcionam suas regras, informando aos funcionários o que é esperado deles. Dessa forma, o desempenho de cada um estará dentro de uma ordem esperada.
Algumas empresas utilizam mais de uma ferramenta de comunicação, de acordo com seus diferentes níveis hierárquicos. Outras optam por uma ferramenta comum a toda a equipe. É recomendável analisar cada departamento, conhecendo suas características e necessidades, descobrindo quais ferramentas se encaixam melhor ao perfil da empresa.[
Conheça o Mais Comunicador
O Mais Comunicador é um sistema de comunicação desenvolvido especialmente para as empresas. Ele garante a eficiência da comunicação interna e externa das organizações, otimiza os processos, economiza os recursos da empresa e muito mais. Para conhecer melhor o Mais Comunicador, acesse o site:
https://mais.im Com a ferramentas ideal, as informações circulam sem deixar dúvidas, os funcionários se sentem mais seguros e a organização passa a ter mais credibilidade entre toda a equipe.
Website:
https://mais.im