SÃO PAULO, 27 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- Em andamento no Rio de Janeiro, o empreedimento Porto Maravilha pretende reurbanizar uma área de cinco milhões de m² na Região Portuária da cidade e oferecer um espaço público com novos serviços para fomentar o turismo e a economia. Em construção na área, o Hotel Praia Formosa foi modelado em 3D e beneficiou-se da solução colaborativa Tekla BIMsight para compatibilizar todos os sistemas com agilidade e economia de tempo de até 30%. O Tekla BIMsight é uma solução da Tekla, empresa do Grupo Trimble.
Quando concluído o hotel terá 33 pavimentos projetados em estrutura metálica, 594 quartos, área construída total de 35.585,63 m2 e área do terreno de 4.827,82 m2.
Na coordenação e como o consultor BIM (Building Information Modeling) do projeto, o escritório de engenharia IN Prediais definiu o Tekla BIMsight como a ferramenta ideal para permitir o processo colaborativo entre as empresas envolvidas. Todo o fluxo de trabalho da construção foi combinado e analisado junto com os modelos 3D no ambiente BIM para verificar a existência de conflitos, o que permitu identificar interferências e resolver problemas já na fase de projeto antes da construção.
"A arquitetura, a estrutura metálica e a construção dos serviços prediais do hotel foram modelados em 3D para obter a compreensão comum de todos os envolvidos no projeto e apoiar a tomada rápida e acertada de decisões", explica Humberto Farina, engenheiro civil e diretor da IN Prediais.
Depois de modelados os sistemas, a IN Prediais obteve com o uso do Tekla BIMsight uma redução de 30% no tempo total de compatibilização na comparação com um processo convencional de leitura de projetos. Com o Tekla BIMsight foi possível adiantar o cronograma de produção da estrutura metálica em três meses e obter bom retorno para o contratante da obra.
Para trabalhar de forma colaborativa, a IN Prediais adotou reuniões periódicas com a equipe do projeto. "Usamos o Tekla BIMsight para verificar conflitos entre todos os modelos e minimizar tarefas inesperadas de construção; garantir o desempenho do sistema; comunicar novas necessidades, tais como especificações das estruturas metálicas, por meio de anotações e marcações, e destacar as partes críticas com as visualizações salvas".
A obra do Hotel Praia Formosa começou em janeiro de 2014. A previsão de entrega é março de 2016.
Informações para ImprensaLVBA ComunicaçãoClaudio Penna de Moraesclaudio.moraes@lvba.com.br+55 11 3092-3925
FONTE Tekla