Releases 08/11/2016 - 16:52

O que são Finanças comportamentais exigidas para a certificação CPA-20?


São Paulo-SP--(DINO - 08 nov, 2016) - O Instituto de Formação Bancária orienta aos bancários que o programa de Certificação CPA 20 que entrará em vigor a partir de 01 de março de 2017 vêm com novos conteúdos que tornará esta certificação um pouco mais complexa.

Ao programa atual será adicionado os temas finanças comportamentais com suas heurísticas de investimentos e previdência privada aberta cujos conteúdos são oriundos da CEA Anbima ? Certificação para Especialistas de Investimentos.

A Resolução CMN 3.158 tornou obrigatória a certificação financeira para todos os profissionais bancários que trabalham com produtos de investimento. A meta da certificação CPA 20 é dar um upgrade na capacitação deste capital humano que trabalha prospectando ou vendendo produtos financeiros para clientes dos segmentos de Varejo da alta renda.

O programa da CPA 20 é composto por sete grandes temas: Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado; Compliance Legal, Ética e Análise do Perfil do Investidor; Princípios Básicos de Economia e Finanças; Instrumentos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos; Fundos de Investimento; Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL e Mensuração, Gestão de Performance e Riscos.

Em relação ao tema decisões do Investidor sob a ótica das finanças comportamentais será introduzido na prova cpa-20 o conceito de heurísticas que são "regras de bolso" ou "atalhos mentais" que orientam o julgamento e avaliação dos investidores, bem como os erros (vieses) que estas heurísticas podem provocar em seu procedimento decisório.

A primeira heurística a ser analisada é a heurística da disponibilidade (em inglês availability biases) onde as decisões dos investidores são influenciadas por ocorrências e eventos recentes em sua memória.

Esta é uma heurística cognitiva onde o investidor em seu processo de tomada de decisão confia no conhecimento que está disponível de imediato e deixa de examinar outras possibilidades ou alternativas talvez melhores.

O investidor baseia sua decisão na probabilidade de certo evento acontecer com lembranças limitadas que dispõe do passado sem averiguar a frequência ou a probabilidade que estes eventos acontecem.

Um exemplo de heurística da disponibilidade são os ataques de Tubarão. O filme Tubarão (jaws em inglês) de 1975 do diretor Steven Spielberg contribuiu muito para formar a imagem que temos deste predador dos mares. Aliado a isto, escutamos na mídia diversos casos de ataques de tubarão em Recife, onde foram contabilizados 60 ataques com 24 mortes nos períodos de 1992 até 2016. Assim, pela repercussão que os casos têm na mídia, somos induzidos a um viés de disponibilidade (memória) em que o Tubarão seria um dos animais mais perigosos para os seres humanos.

Mas o que nos falam de verdade as estatísticas sobre ataques de tubarão? Ranking divulgado pelo site "Não Acredito" mostram que o tubarão aparece em 20º lugar numa lista de animais mais perigosos para os seres humanos e que é até difícil de acreditar que tubarões matem apenas 10 pessoas por ano em todo o mundo.

Encabeçando a lista, o próprio animal homem mata por ano quase meio milhão de outros seres humanos com genocídios, assassinatos e guerras fratricidas.

Os mosquitos vêm em segundo lugar, segundo dados da OMS, a malária mata 3 milhões de pessoas por ano. Em quarto lugar na lista uma surpresa, os cachorros matam 25.000 pessoas por ano no mundo. Elefantes matam 500 pessoas por ano e até mesmo a formiga-de-fogo (Solenopsis invicta) matam 30 pessoas por ano, taxa 300% superior à de mortes causada por tubarões. Este é um exemplo clássico de heurística de disponibilidade.

Barber e Odean (2008) realizaram um estudo que demonstrou que os investidores possuem uma propensão maior a investir em "grabbing stocks" e definiram "grabbing stock" como ações que estão em maior evidência na mídia ou ações que possuem um número elevado de transações.

A heurística da representatividade (em inglês representativeness) indica que as decisões de investimentos são tomadas a partir de associações com estereótipos formados e desprezo de informações relevantes. Nesta heurística os erros acontecem porque os investidores não fazem a avaliação se o tamanho da amostra é de fato representativo daquele universo e confiam na opinião de uma única pessoa. A análise é feita, mas erros surgem de análises do passado, de erros de amostragem ou de eventos que são parecidos com outros acontecimentos do passado.

Na heurística da representatividade o processo decisório do investidor é simplificado, pois realiza projeções da performance futura de um ativo tendo por base a trajetória passada como um elemento representativo para tal análise.

A Heurística de Ancoragem (do inglês Anchoring) provoca viés por decisões dos investidores baseadas em dados ou informações preconcebidas. Segundo Kahneman e Tversky no artigo Judgment Under Uncertainty: Heuristics and Biases, a Ancoragem pode ser definida como o processo de resolução de uma estimação usando como base um valor inicial subjetivo de nossa mente e isto pode gerar um viés de aversão à perda mantendo investimentos não lucrativos e venda de investimentos com ganho.

O resumo destas heurísticas é que a Ancoragem se baseia em valores pessoais, a disponibilidade na memória e a representatividade em erros de análise.

Capacitação para as certificações CPA 20

Atualmente, o IFB - Instituto de Formação Bancária é a mais relevante entidade em atuação no Brasil especializada em cursos preparatórios para certificações Profissionais. São oferecidos anualmente mais de 100 cursos preparatórios de CPA-10, CPA-20, CEA Anbima , Agente Autônomo de investimentos, Certificações para correspondentes bancários (CA-300, FBB-300 e ANEPS) e Matemática Financeira em 35 cidades, onde mais de 7.000 alunos foram certificados e mantém taxa média de aprovação superior a 85%.

Para mais obter mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo IFB, por favor, visite o sitio eletrônico do IFB visualizando a agenda com locais e datas para capacitação ou contate-nos pelos telefones 4004-0435 ramal 4505 (ligação local) ou pelo email cursos@ifb.net.br.
Website: http://institutoformacaobancaria.com.br