Campinas, SP--(
DINO - 06 out, 2016) - Os resíduos da construção civil representam um grave problema em muitas cidades brasileiras. Por um lado, a disposição irregular desses resíduos pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública. De outro lado, eles representam um problema que sobrecarrega os sistemas de limpeza pública municipais, visto que, no Brasil, os Resíduos da Construção Civil (RCC) podem representar de 50% a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos.
O impacto maior é pelo grande volume gerado. Contudo, nesses resíduos também são encontrados materiais orgânicos, produtos perigosos e embalagens diversas que podem acumular água e favorecer, inclusive, a proliferação de insetos. Como o gerador dos resíduos é o responsável pelo seu recolhimento e gerenciamento, é importantíssimo realizar um projeto para minimizar os impactos ao solo, águas subterrâneas e superficiais para o manuseio correto dos produtos.
Antecipando soluções inteligentes, a Avanth, empresa com sede na cidade de Campinas e parceiros por todo o Brasil, Inglaterra e Escócia, desenvolveu para isso, um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) que estabelece para as construtoras a melhor forma de racionalizar, reutilizar, reciclar e dispor corretamente os resíduos gerados durante as obras, assegurando a correta e adequada caracterização, triagem, acondicionamento, armazenamento temporário, transporte e destinação para os resíduos sólidos.
Um de seus clientes, a La Guardia Engenharia implantou o PGRS na obra do I am Flat & Residence, um edifício residencial com 82 apartamentos localizado na Rua dos Alecrins, 745, Cambuí, que está em fase de acabamento. A construtora teve como objetivo provocar o menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos, com a transformação do comportamento da sociedade em relação aos resíduos por ela produzidos.
O gerenciamento de resíduos é um processo de sistematização das técnicas de redução, reciclagem e reutilização aplicado em todas as fases que seguem desde a geração, coleta e manejo, até a disposição final. As empresas que não se adequam ao sistema podem, inclusive ser multadas. Já as que fazem o gerenciamento de resíduos, podem fazer o reaproveitamento de materiais e incentiva a reciclagem do que não for possível reutilizar.
Para funcionar, os trabalhadores foram treinados e capacitados para a correta segregação, manuseio e armazenamento dos resíduos desde a fase de planejamento da obra, uma vez que o sucesso no gerenciamento de resíduos e produtos perigosos está diretamente relacionado à conscientização dos trabalhadores em relação à importância da proteção e conservação do meio ambiente. Também foram instaladas áreas de armazenamento de resíduos de acordo com a classificação de perigosos e não perigosos viabilizando uma alternativa de destinação, com comunicação visual na obra e por cores do local para acolhimento de cada tipo de resíduo.
De acordo com a Gestora Ambiental do Grupo Avanth, Safiri Sanfelisse, é importante que se faça a caracterização dos resíduos gerados por etapa da obras, pois essa providência proporciona uma melhor leitura do momento de reutilização de cada classe e quantidade de resíduo. "Há resíduos desde o início, com a terraplanagem. Depois, com a execução da infraestrutura que gera desde metal, concreto, brita, madeira. Além de embalagens e materiais com defeito", cita.
No plano para obras de construção civil, a Avanth orienta também sobre o cuidado com as atividades administrativas e as realizadas nos alojamentos ao longo de todo o período da obras, como a destinação de resíduos orgânicos de alimentação e higiene pessoal, até os resíduos perigosos como lâmpadas, pilhas, baterias e cartuchos de impressora.
"Outra preocupação é com a movimentação de veículos nas obras que gera um potencial para contaminação com óleo, risco no qual se inclui a manipulação de combustíveis para as máquinas da obra. Esse óleo precisa ser recolhido e coletado para destinação final", explica Safiri.
Sobre o Grupo Avanth
O Grupo Avanth Soluções Empresariais Inteligentes (
www.grupoavanth.com.br), possui sede em Campinas, localizada no bairro Nova Campinas. Há 13 anos atendendo ao setor empresarial no Brasil ? são mais de 115 parceiros comerciais ? O Grupo oferece serviços de consultoria tributária, jurídica, fiscal, financeira e ambiental. Conta com 90 funcionários especializados e um histórico de mais de 400 cases de sucesso, atuando na prevenção e soluções empresariais.
Em setembro, o grupo inaugurou sua primeira unidade regional fora do estado de São Paulo, na cidade de Cascavel, Estado do Paraná, com foco em soluções para o Agronegócio da região.
Para informações sobre Meio Ambiente:
Safiri Sanfelisse ? Gestora ambiental da Avanth Soluções Empresariais Inteligentes é pós-graduada em Infraestrutura em Saneamento Básico pela FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e formada em Engenharia Ambiental pela ISCA Faculdades Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Tem experiência em projetos voltados para recursos hídricos, saneamento básico, áreas verdes, relatórios de impactos ambientais, educação ambiental, licenciamento ambiental e desenho técnico.
Website:
http://www.grupoavanth.com.br