(DINO - 12 mar, 2015) - Por: Fred Rocha
Vivemos mais um momento de instabilidade de mercado, e desta vez é potencializado por um cenário politico desfavorável e uma explosão denuncias de corrupção.
Além das dificuldades da crise, as pessoas estão desacreditadas e desanimadas, e pensando em contribuir de alguma forma escrevi 10 dicas importantes para minimizarmos o impacto da crise nos nossos negócios.
01 ? Parar de falar na crise.
O mais importante é parar de propagar a crise, mesmo que ela esteja a sua porta, temos que evitar divulgar seus impactos, já basta a mídia bombardeado e até mesmo potencializando danada, boa parte da crise é composta por falta de confiança do consumidor e empresas pelo mercado, Parando de falar nela reduz muito seu impacto, o mercado fica mais leve e com certeza melhor para todos.
02 ? Redução de despesas.
Chegou a hora de ponderar nos gastos com coisas supérfluas, e ter uma planilha bem ajustada nas contas pessoais e da empresa, confira toda semana as contas e não faça graça com o dinheiro. Gastos é como unha, toda semana temos que cortar. trace uma meta percentual de cada centro de custo do seu negócio. com o seu negócio mais enxuto, você certamente estará preparado para passar por ela.
03 ? Ajustar o Mix de produtos.
Se você trabalha com comércio, você precisa ter atenção ao seu mix de produtos!
Produto encalhado é dinheiro parado. faça um relatório com os produtos que vendem mais, que chamamos de curva ABC e os produtos que vendem menos, procure focar sua reposição nos produtos que vendem mais, porém cuidado para não furar seu mix e faltar produtos importantes para seu negócio.
04 ? Sair de trás da mesa.
É um momento de reforçar a linha de frente do negócio! principalmente se você empreendedor sair de trás da mesa é ir para o chão loja, Reuna com sua equipe, aproxime-se deles, este é seu time de verdade para vencer a crise.
05 ? Invista em comunicação.
Mais que nunca é o momento de ficar próximo do seu cliente, invista nos canais de comunicação, envie e-mails com conteúdo que ele se interesse, use a rede social de forma correta, e sempre que puder converse e entenda suas novas necessidades! Tente usar a comunicação que você realmente consiga mensurar os resultados, alias desta você pode até abusar.
As empresas que investem em comunicação no momento de crise saem primeiro dela.
06 ? Agregue novos produtos e serviços a seu negócio.
Aproveite seu ponto de venda e inclua produtos de alto giro, mesmo que aparentemente não tenha nada haver com seu mix.O seu custo fixo já esta ai!
Por exemplo se você tem uma sapataria feminina, coloque uma gôndola de capinhas de celulares , óculos, se vende roupas, envie seu vendedor com opções para a casa do cliente, tipo sacoleira mesmo, produtos pequenos próximo ao caixa também ajudam no faturamento.
07 ? Funcione 1 hora a mais.
Analise o perfil do seu cliente, As pessoas hoje tem pouco tempo e qualquer horário a mais que seu negócio ficar aberto é bem vindo. Trânsito, escola de crianças, entenda o ir e vir do seu cliente e disponibilize um pouco mais do seu tempo a ele.
08 ? Compartilhe otimismo com sua equipe.
Otimista mas realista! O apoio deles é fundamental para vencer momentos difíceis! crie metas reais sem números absurdos e se possível faça isto junto a eles, se eles fazem parte deste processo eles se sentem mais inseridos no processo e rendem muito mais.
09 ? Remarcações e liquidações não são bons negócios.
Estas ações mascaram resultados e dão falsas sensações de resultados em vendas. ajuste bem o seu mix para não perder se lucro no futuro e tenha que fazer remarcações todo o tempo, proteja seu lucro, mas cuidado para as prateleiras não ficarem vazias!
10 ? Mantenha o Fluxo de loja.
Nenhum cliente gosta de entrar em restaurante vazio!
Mantenha seu cliente dentro da loja, ponha café, água, e se possível um lugar para ele sentar, mas principalmente tenha produtos de alto fluxo com ótimos preços, este produtos no popular chama de boi de piranha, eles tem baixo lucro mas um grande poder de atrair clientes.
Não é qualquer produto! ele tem que fazer parte do topo de mais vendidos em sua loja, ok!
Quanto mais cliente na loja, mais clientes entram.
Espero que com estas 10 dicas você consiga minimizar os problemas do mercado, preste muita atenção no seu cliente, ele tem mudado muito na sua maneira de agir e comprar, aprenda isto e use como vantagem competitiva para seu negocio prosperar na crise.
Amigos se gostou compartilhe!
Abraços
Fred Rocha
Especialista em Varejo.
Sobre Fred Rocha.
Fred é inquieto e diferente em tudo que faz. Aos 12 anos foi a primeira criança do Brasil a saltar duplo de Paraquedas, aos 13 foi o mais novo a voar Paraglider sozinho. Ao chegar a maior idade ganhou campeonatos e formou mais de 150 voadores como instrutor. Estudou economia, mas se formou em publicidade pela Universidade de Ribeirão Preto. Foi comerciante, sacoleiro de roupas e ambulante. Pioneiro no e-commerce, atua desde 1999 e já colocou mais de 200 lojas no ar. Criou a primeira agência de Propaganda focada em Varejo de Minas Gerais e em seu projeto mais recente fundou o Portal de notícias Varejo1.
É também Diretor da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm-MG. Hoje Fred se dedica a consultoria, é palestrante e um estudioso do Varejo. Ama o chão de loja e tem como foco principal desenvolver o Varejo Brasileiro.
Saiba mais:
http://especialistaemvarejo.com.br/Que tal uma Palestra do Fred Rocha em 2015: saiba mais
Website:
http://www.varejo1.com.br/