São Paulo - SP--(
DINO - 08 mai, 2018) -
A matéria enviada anteriormente continha um erro no terceiro parágrafo. Segue a versão corrigida:
Embora tenha ocorrido avanços no Brasil, a verdade é que o assunto prevenção de acidentes de trabalho ainda sofre resistência no país. Importante para o bem-estar de funcionários e a tranquilidade de empresários, ações que visem conscientização são ricas e indispensáveis. E é justamente por este motivo que atividades como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) se fazem tão necessárias. Mas você sabe o que é SIPAT?
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) foi criada com o objetivo de realizar ações que alertem os funcionários a respeito da prevenção de acidentes, saúde e segurança no ambiente de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Obrigatória em toda organização e instituição que possua trabalhadores dependentes de um salário, a semana de prevenção só pode ser feita por normas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). É justamente a CIPA a responsável pela identificação de possíveis riscos, no ambiente de trabalho dos funcionários, e é ela que deve alertá-los sobre o cumprimento das normas presentes na legislação. Além, é claro, de realizar ações preventivas, como verificações, avaliações e implementações de toda exigência presente na lei que protege o trabalhador.
Palestras, gincanas, sorteios e atividades motivacionais são algumas das atividades informativas da
SIPAT. Todas essas ações visam criar e fortalecer a consciência crítica e mais observadora em todos os funcionários. Assim como motivá-los ao conhecimento teórico e prático das ações necessárias para o resultado do cumprimento das normas que deixam o trabalho mais seguro.
Neste contexto é importante que o funcionário se sinta parte viva desse movimento pró-conscientização, passando assim a observar as questões relacionadas ao local de trabalho e sempre que possível sugerindo ações preventivas de acidentes, doenças e segurança para o bem de todos os envolvidos, independente do cargo e responsabilidade que ele tenha na instituição. E tudo isso independente de que demais obrigações sejam da CIPA e de seu respectivo presidente, vice-presidente e secretário, que representam a comissão dentro da empresa.
Além da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e o Diálogo Diário de Segurança (DDS), treinamentos rotineiros também são bem-vindos. Afinal de contas, o funcionário precisa ser valorizado e preservado e o dever da empresa é mostrar a ele justamente os caminhos corretos para que isso aconteça.
Website:
http://www.saudeevida.com.br/