Belo Horizonte, Minas Gerais--(
DINO - 02 dez, 2015) - Fazer algo por uma necessidade envolve um senso maior de urgência que se fizermos algo quando nos é oportuno. Ao realizarmos por necessidade tornamos o processo até o resultado final, menos eficiente e mais eficaz, ou seja, focamos em alcançar o resultado, independente do meio que utilizaremos. Quando fazemos algo porque temos uma oportunidade a tendência é que tenhamos um planejamento melhor do processo até o resultado final. E com os empreendedores também é assim.
Aqueles que veem uma oportunidade e trabalham a partir dela, desenvolvem uma estrutura melhor em seus processos, o que muitas vezes o empreendedor que necessita de abrir um negócio não tem. Planejamento, foco, saber onde quer chegar são aspectos característicos daqueles que empreendem após identificarem uma oportunidade. Mesmo com essas qualidades, ainda assim, não são todos os empreendedores de oportunidade que têm sucesso, bem como nem todos que empreendem por necessidade vão chegar ao fracasso.
O que é essencial a ambos os casos é saber planejar. Planejamento é a chave mestra para começar um empreendimento e mantê-lo sólido no mercado. Segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, a maioria dos brasileiros empreendem por oportunidade e 43% deles buscam maior liberdade e independência na vida profissional.
Gabriel Kallas - jovem empreendedor que ensina seus clientes a
investir na Bolsa de Valores através da
Toro Radar , empresa na qual é sócio-fundador - comenta sua experiência e de seus sócios no período inicial da empresa. Gabriel também fala como o planejamento foi imprescindível para explicar, inclusive, o crescimento de 500% no último ano:
"Empreendemos porque vimos no mercado financeiro uma oportunidade, mas todo o começo é difícil e demanda planejamento. Não tínhamos uma base, alguém que pudesse nos espelhar, alguém que já tivesse feito o que iríamos fazer. Quando você começa sem muita experiência e sem bons recursos financeiros, planejar é vital para que você evite fechar as portas antes do primeiro ano. Tem que correr atrás, conhecer o que está fora da sua formação acadêmica, entender o que seu negócio precisa, entender o mercado, os concorrentes. Preparar, planejar e buscar conhecimento é o que qualquer empreendedor precisa."
Empreender é necessário e oportuno desde que dedicação e foco estejam na lista de prioridades daqueles que estão dando os primeiros passos no caminho do empreendedorismo e assim como Gabriel, outros jovens também podem transformar um sonho em uma boa e lucrativa realidade.
Renata Cota - Equipe
Toro Radar .
Website:
http://www.tororadar.com.br/