Releases 25/11/2016 - 13:03

10ª Semana Ticket Cultura dialoga sobre mobilidade urbana e ocupação de espaços públicos


São Paulo, SP--(DINO - 25 nov, 2016) - O Parque da Vila foi uma das atrações principais da 10ª Semana Ticket Cultura. O evento reuniu apresentações de bandas instrumentais no Armazém da Cidade, espaço dedicado aos temas da cultura e gastronomia. Um dos destaques foi o Diálogo : Os Reinventores do Espaço Público, um debate que tratou de questões sociais da cidade como a mobilidade urbana e a ocupação de espaços públicos com arte e com cultura. A mediação foi do jornalista Gilberto Dimenstein que trouxe profissionais e artistas responsáveis por projetos que dialogam e fazem a diferença na relação das pessoas com a cidade de São Paulo.

Estiveram presentes Baixo Ribeiro (Curador da galeria Choque Cultural), Eduardo Srur (Artista Plástico), Facundo Guerra e Marcelo Beraldo (sócios do Grupo Vegas, responsáveis por empreendimentos da noite paulistana), integrantes do grupo teatral Satyros, Coletivo Ocupe & Abrace, ativistas do Parque do Minhocão, Edmilson Venturelli (diretor de Relações Institucionais do Instituto Baccarelli), representantes do Cidadeapé ? Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, Abner Bezerra (Projeto Jogadeira), Antônio Nóbrega (Instituto Brincante), Madalena Buzzo (Praça das Corujas), Anna Julia Dietzsch (Arquiteta responsável pelo Parque da Vila), Bettina Grajcer (sócia-diretora da Agência Lynx), entre outros.

A região do Parque da Vila, localizada na Vila Madalena, era uma área que vivia prejudicada pelo lixo e pelo abandono. A revitalização deu frescor ao local e proporcionou efervescência cultural, fator determinante para a realização de eventos, como a 10ª Semana Ticket Cultura. "Cidade se faz com um coletivo de indivíduos; nada acontece sozinho em um ambiente urbano. Os resultados do Parque da Vila estão sendo colhidos agora", diz Anna Julia Dietzsch.


De acordo com Bettina Grajcer, a Ticket tem participado ativamente com a questão por meio de patrocínio via leis de incentivo, do financiamento de projetos e do Vale Cultura. Parte integrante dessas ações, o Bonde Poético foi outra atração da Semana Ticket Cultura. Eduardo Srur, artista plástico que usa a cidade de São Paulo como seu laboratório de pesquisa, foi o responsável pela obra, que fez parte da programação da Virada Sustentável. E teve seu encerramento no Parque da Vila. "A metrópole tinha uma rede bem ampla de bondes, contudo toda a infraestrutura foi abandonada para dar lugar aos carros, que andam pelos congestionamentos em uma velocidade igual ou menor que a de um bonde".

No encontro, os convidados eram de áreas diferentes, porém estavam direcionados por ações que dialogam e que se conectam com a cidade. Baixo Ribeiro é um dos maiores divulgadores do grafite brasileiro no exterior; Facundo Guerra e Marcelo Beraldo são responsáveis por empreendimentos que auxiliaram a revitalizar o centro, e agora, estão finalizando um app que vai ajudar os músicos de rua; o Instituto Baccarelli mostrou que a periferia pode apreciar música erudita; os Satyros foram determinantes para a renovação da Praça Roosevelt, por meio de seu teatro provocador; o Jogadeira revela que a rua pode ser um local de brincadeiras e de esportes para crianças; Madalena Buzzo luta pela Praça das Corujas na Vila Madalena, assim como o Coletivo Ocupe & Abrace luta pela Praça da Nascente na Pompeia.

"São Paulo teve uma série de iniciativas que abrangem desde o centro até as regiões periféricas. Essas ações mostram que o espaço público não é só um lugar de passagem, mas um local de convivência. São projetos distintos, contudo possuem a mesma finalidade que é ter uma cidade mais aberta e construir uma nova mentalidade", finaliza Gilberto Dimenstein.

Sobre a Semana Ticket Cultura

A Semana Ticket Cultura é o maior evento sociocultural da empresa. Com um formato inovador, permite a acessibilidade universal a centenas de atividades culturais e possui uma programação baseada na Lei Rouanet. Ao longo desses 10 anos, beneficiou mais de um milhão de pessoas com shows musicais, espetáculos teatrais e circenses, contação de histórias, entre outros, promovendo a capacitação de professores da rede pública e a formação do público presente nas atividades.

Sobre a Ticket

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 40 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Transporte e Ticket Cultura. Com abrangência nacional, a Ticket atende a 70 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,3 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.

A Ticket, parte do grupo Edenred, que também integra as empresas Accentiv´, Ticket Log e Repom, conquistou a certificação ISO 14001 e foi eleita 18 vezes uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com ranking do Great Place to Work. Ainda de acordo com o ranking, a Ticket foi eleita também uma das melhores empresas para se trabalhar na América Latina em 2014 e 2015. A companhia recebeu por 8X o prêmio "Fornecedores de Confiança" como uma das fornecedoras de maior grau de confiabilidade com seus clientes, além de considerada Top Of Mind de RH na categoria Benefício Refeição por 15 vezes.
Website: http://www.semanaticketcultura.com.br/