Releases 18/05/2017 - 13:56

6 verdades e 1 mentira sobre a transformação digital do seu e-commerce


São Paulo, SP--(DINO - 18 mai, 2017) - A Transformação Digital é a grande aposta das empresas que querem se destacar no meio digital, que já movimenta mais de 44 bilhões de reais por ano. Pensando nisso, a FCamara se uniu a Microsoft para te contar as 6 verdades e uma grande mentira da Transformação Digital do seu negócio e te ajudar nesse processo.

A grande mentira: Transformação digital é obrigação apenas da área de TI
Apesar de ser a nova tendência global, muitos líderes enxergam a estratégia digital como sinônimo de TI e responsabilidade exclusiva dessa área, são poucos aqueles que consideram a transformação digital como parte da estratégia da empresa como um todo e esse é o primeiro erro que você não pode cometer se pretende se destacar nesse mercado online.

1ª verdade: A Transformação Digital começa na estratégia da empresa
Transformação digital é usar a tecnologia para se posicionar como um negócio digital e conseguir vantagem competitiva no mercado. Por isso, para ter os melhores resultados e usar ao máximo o potencial da transformação digital no seu e-commerce, você deve considerá-la como parte fundamental de toda a estratégia da empresa e essa percepção deve estar presente no mindset de todos os funcionários. As empresas que consideram a transformação digital na estratégia do negócio possuem duas vezes mais chances de aumentar suas receitas e lucros no meio digital.

2ª verdade: Os métodos disruptivos devem ser usados como aliados
O cenário digital impõe um grande problema a empresas que estão acostumadas a métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos. Produtos ou serviços desenvolvidos por essas metodologias possuem poucas chances de sucesso no meio digital, enquanto metodologias ágeis e adaptáveis, como o método High Performance Team, possuem 76% de sucesso³, devido a sua facilidade de compreender e se adaptar às reais necessidades do consumidor e priorizar e otimizar recursos.

3ª verdade: Se você não focar na experiência do usuário, seu e-commerce não terá a menor chance de sucesso
Na era da informação, os consumidores são extremamente exigentes e possuem maiores expectativas em relação a sua experiência de compra. O desafio no meio digital é muito maior do que vender, é conquistar um cliente que compra seu produto em tempo real, usa diversos dispositivos e canais para tomar sua decisão e não se importa mais em ser fiel a sua marca. Para isso suas ações devem ser baseadas em como cada uma delas pode influenciar na jornada de consumo do seu visitante e como criar uma experiência única, capaz de gerar não só a venda, mas também a recompra e indicação da sua marca e produtos.

4ª verdade: Novas tecnologias trazem novas vantagens competitivas
Não é uma questão de usar todas as novidades tecnológicas e as mais complicadas no seu negócio, o segredo é identificar aquelas que podem gerar benefícios reais para seu e-commerce. Dessa forma, para ter a melhor transformação digital, é necessário estar atento às novas tecnologias do mercado e sempre pensar em como usá-las para gerar vantagem competitiva. Algumas tecnologias que já se mostraram mais do que eficientes para impulsionar os resultados de lojas online foram a transição para um ambiente na nuvem e o uso de integradores de sistemas de gestão, ambos, reduzem os erros nos processos e aumentaram a eficiência de suas ações, permitindo que seus líderes usem de forma mais inteligente seu tempo tomando decisões estratégicas do que resolvendo problemas técnicos.

5ª verdade: As informações provenientes de dados são mais assertivas e levam a melhores resultados
A internet já tem mais de 3 bilhões de usuários em todo o mundo4 gerando dados todos os dias! Nesse meio, absolutamente tudo pode ser medido, desde dados demográficos a cada movimento feito dentro da loja online. Entretanto, o desafio que muitas empresas têm encontrado ao tentar usar todos esses dados é como transformá-los em informações reais que ajudem no seu negócio. A resposta para isso é usar a tecnologia em seu favor e deixar que ela te mostre os padrões, softwares de big data e machine learning são cada vez mais comuns entre as empresas que querem usar os dados para aumentar a assertividade de suas decisões, melhorar a experiência do usuário e criar vantagem competitiva no mercado.

6ª verdade: Para se manter entre as melhores você precisa entender e aplicar o conceito de Iteração
Iteração é o ato de repetir o processo com a intenção de se aproximar de um objetivo, meta ou resultado desejado. No meio digital tanto o mercado quanto o consumidor estão em constante mudança, por isso, sua empresa e soluções também devem estar. Esse é o grande diferencial das empresas que usam métodos de gestão disruptivos, elas adotam o conceito de iteração para buscar seus objetivos e se destacar no mercado, sabendo que uma solução ideal hoje pode não ter valor nenhum amanhã e que para se manter no topo, os líderes precisam antecipar as tendências do mercado e estar sempre preparados para se adaptar aos novos cenários.

Essas verdades são baseadas nos 6 pilares da Transformação Digital e seu uso irão determinar o sucesso do seu e-commerce no varejo eletrônico. Para que sua empresa não seja apenas mais uma no meio digital, você precisa usar a tecnologia para conquistar vantagem competitiva para sua empresa, adotando novos métodos e tecnologias de forma inteligente, usando dados que melhorem a experiência do usuário e preparam sua empresa para atuar de forma inteligente nesse mercado.

Agora que você conhece a importância da Transformação Digital, que tal aprender a usá-la para impulsionar seu e-commerce? Acesse o link a seguir para obter um E-BOOK GRATUITO com tudo que você vai precisar para se destacar no meio digital: www.novoecommerce.com.br.

Fontes:
1. Webshoppers - 35º Edição, Ebit 2017.
2. Webshoppers - 35º Edição, Ebit 2017.
3. Chaos Manifesto - Project Smart, 2016.
4. International Telecommunication Union - 2016.

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