Releases 18/11/2016 - 13:47

ACCERA investe em tecnologia para aumentar vendas do pequeno varejo


(DINO - 18 nov, 2016) - Estudos conduzidos pela Accera concluem que um dos grandes problemas do varejo é a ruptura, ou seja, a falta de produtos em gôndola ou em estoque, pois é justamente no momento em que o consumidor não encontra o seu produto na prateleira que ele troca de marca ou de loja. Este problema é ainda maior nos supermercados de vizinhança e mercearias, pois os recursos de infraestrutura e automatização são limitados e o modelo de gestão de estoques é subutilizado.

Para auxiliar no processo de gestão de estoques e agregar tecnologia e inteligência ao desenvolvimento do varejo de vizinhança, a Accera lança o modelo Accera Supply & Sales Index. Segundo Fernando Baialuna, diretor de negócios da Accera, a solução permite otimizar a gestão de estoques dos pequenos varejos através do abastecimento e mix de produtos ideais para cada ponto de venda, reduzindo o índice de falta de produtos (rupturas) e potencializando as vendas.

"Nós conseguimos estabelecer o modelo ótimo de abastecimento e giro de estoques, vendas e ativação no trade através de uma visão horizontalizada dos elos da cadeia de distribuição, cruzando os dados de compra do varejo com os dados de vendas ao consumidor, loja a loja. A partir da demanda do consumidor, apontamos as oportunidades de otimização de recursos e execução em cada elo da cadeia. A solução também permite analisar as diferentes missões de compra e oferece respostas assertivas as ações recomendadas a partir do modelo", ressalta Baialuna.

Esta solução é pioneira, oferecendo a visibilidade para a execução loja a loja, customizando os indicadores de sucesso que atendem à realidade de cada canal e setor da indústria, com informações como: mark up, vendas perdidas, mix ideal, dias sem vendas, reportando a performance ao nível de produto por ponto de venda.

Enquanto a era da automação bate à porta das empresas, a cultura varejista ainda lida com a oportunidade de difundir o conhecimento ao longo da cadeira produtiva, conforme explica Eduardo Kazmierczak, diretor da Unidade de Negócios de Visibility da Accera.

"O grande desafio para o varejo de vizinhança é melhorar o nível de compartilhamento de informações estratégicas com a indústria em favor de uma execução mais assertiva e da otimização de recursos e dos investimentos. O mercado está mudando esta cultura de relacionamento e o varejo está percebendo que a difusão da informação proporciona melhores resultados em todos os elos da cadeia produtiva. Se a indústria conhece o consumo de vizinhança, consequentemente otimizará os recursos e direcionará esforços para uma execução assertiva, reduzindo os problemas de gestão de estoques e potencializando vendas. O varejo não paga por isso com dinheiro, mas sim com informação e uma relação de colaboração crescente, mais criativa e mais efetiva", afirma Kazmierczak.

Os resultados são indicadores simples e customizados, orientados para a ação e em formatos amigáveis, via painéis e/ou dashboards, de fácil acesso e compartilhamento entre distribuidor, indústria e varejo.

"A tendência é que os grandes fornecedores incrementem o volume de negócios no pequeno varejo, em função da maior margem de lucro das operações. Apesar da carência em infraestrutura, os mercados de vizinhança oferecem reais possibilidades de aumento de vendas para a indústria e refletem missões de compra diferenciadas ante a outros formatos. Além disso, são mais de 70 000 PDVs com inúmeras oportunidades de crescimento através de uma execução mais ajustada. Isto já está nas mãos da indústria e a nossa solução permitirá este ajuste para otimizar recursos ", explica Kazmierczak.